Folha de S. Paulo


Garoto visitou granja e conheceu galinhas que trabalham o dia todo; leia texto de 1966

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

Em 1966, a "Folhinha" tentou responder essa pergunta e levou o garoto José Bonifácio Souza Amaral, na época com 13 anos, a uma granja.

Ali, ele conheceu as incubadoras, os diferentes tipos de ovos e a rotina de "trabalho" das galinhas.

"Os machos e as fêmeas são separados ao nascer. Os machos são sacrificados. Só as fêmeas são vendidas", escreveu o garoto.

Leia a íntegra do texto publicado no dia 23 de outubro de 1966 abaixo.

*

A galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois, bota três! É assim que as crianças cantam nas ruas. E parece mesmo que é verdade. Porque as galinhas lá de casa não botam ovos grandes e bonitos como as galinhas da granja que eu fui visitar.

Foi a professora que mandou, porque dia 28 é o "Dia do Incentivo à Avicultura" e na escola a gente pode deixar de festejar essa data que é muito importante.

Foi a granja mais bonita que eu já vi. Grande, arrumada e limpinha. Quando eu crescer, acho que vou ter uma granja assim.

Imagine só que lá existem galpões muito grandes, onde ficam inúmeras galinhas de três raças: duas são de corte (fornecedoras de carne) e uma para postura (por, botar ovos).

ABCD DO OVO

As galinhas botam em média de 15 a 18 ovos por mês, dos quais são escolhidos os que pesam mais de 52 gramas cada um. Os restantes são vendidos para o comércio, nas quitandas, mercearias, mercados, feiras.

Existem 5 tipos de ovos: Especial, A, B, C e D.

O SENHOR GALO

O galo é o marido das galinhas, um belo rapaz de esporas afiadas, crista grande e vermelha e penas coloridas. Ele pode ter uma porção de esposas.

Nesta granja, existe um galo para cada dez galinhas. Só depois que eles se casam é que os ovos de onde nascem os pintinhos são incubados.

Aprendi que os ovos muito pequenos e defeituosos são eliminados. São classificados por máquinas, automaticamente, e o peso é muito importante também.

Ovo que não alcança as gramas não dá bom pinto. Os ovos escolhidos ficam 18 dias na incubadeira e três no nascedouro.

Reprodução
Desenho da edição da
Desenho da edição da "Folhinha" de 23 de outubro de 1966

O QUE É INCUBADEIRA?

Incubadeira é uma galinha artificial. Isto é, uma estufa com calor de 38 a 38,5 graus.

Nascem por dia inúmeras pintinhos e como precisam de calor materno, a incubadeira faz o papel da mamãe galinha, isto é, conserva-os com o mesmo calor e o mesmo conforto de que necessita uma criança quando nasce.

CONTINHAS DE INCUBADEIRA

Na granja existem muitas incubadeiras de vários tamanhos, sendo que na maior cabem 100.000 ovos. Nascedouros são as máquinas onde nascem os pintinhos.

Os machos e as fêmeas são separados ao nascer. Os machos são sacrificados. Só as fêmeas são vendidas. Mas em se tratando de pintos de corte (especiais para serem comidos), são vendidos tanto os machos quanto as fêmeas.

As galinhas que botam muitos ovos (as de postura) são as que alcançam preço mais alto.

O QUE A GALINHA COME

Acho que só galinha de quintal é que come milho. Galinha de granja come uma ração, mistura preparada pelo granjeiro ou por fábricas de ração com vitaminas especiais.

Em matéria de refrigerante, a galinha só toma água. É preciso tratá-la com muita higiene para evitar doenças. Nesse ponto, o controle é feito pela Secretaria de Agricultura e Instituto Biológico.

É HORA DE DORMIR

Nos galpões há luz artificial que fica acesa a determinada hora da noite. As galinhas trabalharam o dia todo, botando ovos em seus ninhos forrados de areia, e agora desejam repousar encolhidas no poleiro.

Lá na granja, há tanta ordem que não é preciso cantar "já é hora de dormir, não espere a mamãe mandar".


Endereço da página: