Folha de S. Paulo


Papai Noel de verdade recebe crianças o ano inteiro perto do Polo Norte

Que Disneylândia, que nada. Crianças fãs do Papai Noel vão gostar mesmo é de visitar o habitat natural do bom velhinho, na Finlândia, bem próximo ao Polo Norte.

O endereço oficial é a pequena cidade de Rovaniemi (a 900 km ao norte de Helsinque, capital do país). Ali é Natal o ano todo.

O Papai Noel recebe as crianças diariamente em seu escritório, que fica no Santa Claus Village, uma espécie de parque temático natalino.

Ao som de "Jingle Bell" e "Noite Feliz", o local tem pinheiros naturais enfeitados, elfos, fábrica de brinquedos, renas de nariz gelado e trenós puxados por cães husky siberianos.

É no posto de correio do parque que chegam as cartas do mundo inteiro endereçadas ao Papai Noel.

Mas quem visitar o parque pode entregar, em mãos, os seus pedidos. Cada família tem direito a uma audiência de não mais de cinco minutos com o Papai Noel em pessoa.

A barba do bom velhinho não só é de verdade, como muito bem cuidada para não amarelar (ele usa até tonalizante azulado!) e manter intactos os cachos prateados.

Infelizmente, o Papai Noel não fala português. A língua local é o inglês, mas ele faz um esforço para se comunicar em francês, espanhol e italiano --bom argumento para aprender idiomas estrangeiros.

No verão, entre julho e agosto, faz de 5°C a 20ºC em Rovaniemi. E é dia o tempo todo. Isso mesmo: o sol brilha 24 horas e não escurece nunca na cidade.

Mas a alta temporada é mesmo no inverno, entre novembro e janeiro, quando a temperatura pode chegar a -35°C. Os mais corajosos podem ficar em um dos dois hotéis do tipo iglu, construídos com blocos de gelo, ao ar livre, que derretem pouco antes da primavera, em abril.


Endereço da página:

Links no texto: