Folha de S. Paulo


Mata atlântica tem árvores com o tamanho de prédio de 12 andares

"Olhe ao redor. Respire fundo. Sinta a temperatura. Ouça o som... Tudo isso que você sente pertence ao meio ambiente", diz Otávio Maia, analista em ciência e tecnologia, autor do livro "Vocabulário Ambiental Infantojuvenil" (veja, abaixo, alguns verbetes do livro).

O meio ambiente é onde vive o homem --sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade, por exemplo. Ele pode ser limpo e sadio, mas isso depende da ação humana.

Márcia Hirota, diretora geral da Fundação SOS Mata Atlântica, recomenda que crianças investiguem o ambiente à sua volta e prestem mais atenção nos lugares onde vivem para que eles sejam melhores. "O ar que você respira no seu bairro é bom? Tem muito caminhão? Tem muito carro? Tem árvores nas ruas? E a água que você bebe, vem de onde? De onde vem o alimento que você consome?", pergunta a ambientalista.

Percebendo a natureza além do ambiente urbano e do ambiente virtual, dos computadores e celulares, o homem se dá conta da importância do equilíbrio entre a cidade e as belezas das florestas e dos oceanos, como a mata atlântica, onde estão plantas e bichos que só ocorrem nela.

Para a presidente do Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), Suzana Machado Padua, a vida da criança pode ser modificada depois de um contato intenso com a natureza, que de fato estimule os seus sentidos. A partir desse contato, criam-se links importantes que servem para que ela busque tratar bem as áreas naturais, que são decisivas para a qualidade de vida que ela tem e que terá no futuro, explica Suzana.

"Se aprendermos a observar a natureza, a respeitar, a celebrar, a curtir, a apreciar toda essa beleza que nos foi dada de presente, temos muito a lucrar e a enriquecer os padrões da vida humana. Nós não somos a única espécie, nós somos uma espécie em um ambiente que é rico e intenso. Um indivíduo depende do outro. Existe uma interconexão, uma interdependência. É uma cadeia, uma teia de vida que vale a pena ser conhecida e apreciada", pontua Suzana.

"CAIXA DE BOMBOM"

Em seu livro, Maia usa o exemplo de uma caixa de bombons para explicar a biodiversidade. Se a caixa estiver repleta de bombons de diversos tipos e sabores, ela será rica em paladar. Assim também ocorre com a natureza: onde houver grande variedade de espécies de plantas e animais, haverá riqueza em biodiversidade (confira alguns verbetes do vocabulário abaixo).

No Brasil, essa caixa de bombons é bastante sortida. Muitas populações de micro-organismos, de insetos, de anfíbios, de répteis, de aves, de mamíferos e de plantas, em contato umas com as outras, formam variadas comunidades.

O espaço de interação entre as comunidades e o ambiente é chamado de ecossistema. Quando uma área possui mais de um ecossistema, ela é chamada de bioma, como é o caso da mata atlântica.

No bioma da mata atlântica existem ecossistemas como os manguezais, a restinga, os campos de altitude, os brejos interioranos e as florestas estacional e ombrófila -essa última possui árvores tão altas que podem alcançar até 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares--, como o jequitibá, o ipê-roxo e o jatobá, onde as preguiças gostam de ficar.

MATEMÁTICA DA MATA

A Lei da Mata Atlântica (lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006) define a área original de abrangência do bioma da mata atlântica, que é igual a aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros quadrados.

Com a ação do homem, essa área passou para 111 mil quilômetros quadrados --isso quer dizer que houve perda de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o mesmo que 152 milhões de campos de futebol como o do estádio do Morumbi. Se antes a mata tinha mais de 166 milhões de campos de futebol, hoje ela tem somente 14 milhões do mesmo campo, ou seja, 8,5% de sua área original.

VERBETES AMBIENTAIS

O livro "Vocabulário Ambiental Infantojuvenil", de, Otávio Maia, é um conjunto de cem verbetes ligados aos temas de biodiversidade, clima, energia e poluição e sustentabilidade.

As 136 ilustrações da obra são desenhos de crianças. Elas complementam definições lúdicas e técnicas de conceitos como espécie, crime ambiental e reciclagem.

Leia, abaixo, alguns verbetes do livro:

"Desenvolvimento sustentável: É viver o presente pensando no futuro, controlando o uso do que a natureza nos oferece de forma que as próximas gerações também possam utilizar desses recursos (como a água, a terra e a madeira das árvores) para o seu bem estar".

"Serviços Ambientais: São serviços que a natureza oferece aos seres vivos, de graça - como a purificação da água e do ar, e a polinização -, sem que esses precisem oferecer algo em troca".

"Fotossíntese: É como as plantas, algas e algumas bactérias produzem oxigênio - usado por todos os seres vivos para respirar - e o próprio alimento para sobreviver".

"Desmatamento: O ser humano, às vezes, é interesseiro. Maltrata a natureza só pensando em ganhar dinheiro. No desmatamento, por sinal, acontece um grande estrago ambiental: derrubam-se árvores, queima-se a floresta".

"Mata ciliar: Os olhos da gente são protegidos por uns pelos que chamamos de cílios. Tem tanto do lado de cima quanto do lado de baixo dos olhos. Agora, imagine que os olhos são rios. A mata ciliar é a vegetação que está nas margens dos rios, de um lado e de outro, protegendo aquele ambiente de problemas como a erosão"

"Matéria-prima: Cada produto é feito a partir de modificações em um primeiro elemento retirado da natureza, o qual chamamos de matéria-prima. O pão, por exemplo, usa o trigo como matéria prima. Uma grande quantidade de trigo misturada a porções menores de água, ovos, fermento, sal, açúcar e óleo, depois de algum tempo aquecendo no forno, dá origem ao pão que a gente come no café da manhã".

"VOCABULÁRIO AMBIENTAL INFANTOJUVENIL"

AUTOR: Otávio Maia
EDITORA: Ibict, 2013
PREÇO: O livro não é comercializado. Instituições interessadas em obter exemplares ou distribuí-los gratuitamente podem solicitar autorização ao Ibict e arcar com os custos de impressão e distribuição


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