Folha de S. Paulo


Sucesso nos anos 1980, Smurfs voltam ao cinema para resgatar a Smurfette

A plateia da majestosa Ópera Garnier, em Paris, na França, está lotada. Todos vieram ver o grande mago Gargamel. De repente, um homem entra e grita: "Devolva-nos a Smurfette! Diga onde você a escondeu!". "Como você ousa?!", replica o bruxo.

Ele aponta a sua varinha para o homem, para transformá-lo em um pato, e... "Corta!", grita Raja Gosnnel, diretor de "Os Smurfs 2", na gravação de uma cena que a reportagem da "Folhinha" acompanhou.

E, até aí, nenhum sinal dos homenzinhos azuis. Como o primeiro filme, "Os Smurfs 2" mistura cenas filmadas com atores de verdade e desenhos criados no computador.

Durante os ensaios e as filmagens, a presença dos personagens mágicos fica por conta da imaginação dos atores.

"É muito difícil contracenar com criaturinhas imaginárias. No fim do dia, às vezes, a gente acha que está enlouquecendo, ouvindo vozes", brinca Jayma Mays, que faz o papel de Grace Winslow (também é famosa por encarnar Emma Pilsbury, na série de TV norte-americana "Glee").

Assim, as mágicas de Gargamel, as risadas do gato Cruel e a grande família dos Smurfs são incluídas na última fase de realização do filme, em Los Angeles (Estados Unidos).

No total, foram necessários 58 dias de filmagem, em Paris e em Montreal (Canadá), e cerca de dez meses de edição.

POÇÃO MÁGICA

Na história original do desenhista belga Pierre Culliford (1928-1992), conhecido como Peyo, a Smurfette foi criada por Gargamel para seduzir os pequenos seres que o feiticeiro tanto queria capturar.

Só que ela acabou se voltando contra o seu criador. Adotada pelo Papai Smurf, ela bebeu a poção mágica dos homenzinhos azuis e tornou-se uma verdadeira (e a única) Smurfette.

Neste filme, o terrível feiticeiro a sequestra e a leva para Paris, onde ele é um mago famoso. Lá, ela descobre que tem dois "irmãos" (outras criaturinhas que, como ela, foram fabricadas pelo bruxo).

Acompanhados por seus amigos humanos (que os ajudaram na aventura anterior, em Nova York), os pequenos seres azuis vão em busca da Smurfette e farão de tudo para salvá-la.

Papai Smurf escala Arrojado, Gênio e Habilidoso para o resgate, mas, por uma trapalhada, acabam na missão Vaidoso, Desastrado e Ranzinza.

Mas a questão é: será que a Smurfette vai se identificar com os seus novos irmãos maldosos, ou ela vai renunciar às suas origens e continuará na família Smurf, que a adotou? A descobrir, por ora, nas salas de cinema.

Filipe Rocha/Editoria de Arte

Endereço da página:

Links no texto: