Folha de S. Paulo


Nelson Mandela completa 95 anos; saiba mais sobre o ex-presidente e o regime do apartheid

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela completa 95 anos nesta quinta-feira (18).

Mandiba, como é conhecido, é um dos principais personagens da história da África do Sul. Prêmio Nobel da Paz de 1993, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, após ter conseguido desmantelar o regime racista do Apartheid.

Após a eleição, a "Folhinha" publicou um texto do jornalista David Cohen sobre a eleição de Mandela, em que apresentava Mandela e explicava o que era o apartheid.

O ex-presidente está hospitalizado desde o dia 8 de junho, após uma recaída de uma infecção pulmonar, que sofre desde dezembro do ano passado.

Leia abaixo o texto publicado na edição de 28 de maio de 1994 na "Folhinha".

*

ÁFRICA DO SUL TEM O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO

A África do Sul é o mais novo país democrático do mundo. Depois de mais de 300 anos de racismo, um negro ganhou as primeiras eleições em que todas as pessoas puderam votar.

Democracia é uma forma de governo baseada no poder representativo, isto é, em que algumas pessoas são eleitas, através do voto, para representar todo mundo que mora no país.

Até o mês passado, a África do Sul era conhecida como o país do apartheid (uma palavra de origem holandesa que quer dizer separação).

Essa política "separava" negros (a maioria da população), mestiços, indianos e brancos.

Mas "separação" era só uma maneira suave de dizer racismo. Os brancos tinham direito a tudo: ônibus só para eles, praias só para eles, riqueza na mão deles.

No dia 10 de maio, o líder negro Nelson Mandela virou presidente. E promete reconciliar todas as raças.

A MAIORIA DA POPULAÇÃO É NEGRA

A África do Sul foi colonizada no século 17 pelos holandeses. Depois os ingleses conquistaram o país. Mas a maioria da população sempre foi de negros.

De cada 100 moradores, 75 são negros. Destes, o maior grupo (com língua própria e costumes próprios) é o dos zulus. A outra grande nação negra é a xhosa (se pronuncia "cóssa").

A África do Sul fica no extremos sul da África. É o país mais rico do continente, com cidades grandes e desenvolvidas.

Mas também tem muita pobreza. Principalmente entre os negros, que sempre foram deixados de lado pelos governos brancos.

O novo governo sul-africano é diferente. Tem representantes de todos os principais grupos do país. O último presidente branco, Frederik de Klerk, é um dos vice-presidentes de Mandela.

QUEM É MANDELA

Nelson Mandela é mais do que um simples presidente. É um símbolo.

Ele tem 75 anos [atualmente, tem 95 anos]. Passou 27 anos na prisão. Foi preso porque lutava contra o regime racista branco.

Durante o tempo em que ele ficou preso, com vários amigos, o governo proibia até mesmo se falar o nome dele em público. Nenhum jornal sul-africano podia escrever o nome dele.

Mandela virou o preso político mais famoso do mundo. E vários países começaram uma campanha pela liberdade dele.

Foi uma campanha alegre, com shows de rock para milhares de pessoas.

Além disso, quase nenhum país comprava ou vendia coisas para a África do Sul. Era uma forma de pressão para acabar com o apartheid.

Em 1990, Mandela foi solto.


Endereço da página:

Links no texto: