Folha de S. Paulo


Exposição inspirada no 'Mapa do Brincar' traz jogos de diferentes lugares do país

Férias levam novidades para "Trilhas do Brincar", exposição inspirada no "Mapa do Brincar", site da "Folhinha" que reúne 750 brincadeiras de diferentes regiões do país.

A partir de hoje, nos fins de semana, convidados de Minas Gerais e do Ceará contam, no Sesc Santo André (Grande São Paulo), como fazem brinquedos e inventam brincadeiras.

Conhecidas como as "mulheres de Abadia", comunidade de Carbonita (MG), Luciana, Chica e Aparecida ensinam cantigas de roda e a fazer bonecas hoje e amanhã (14).

No Vale do Jequitinhonha, onde moram, é costume ter versos nas canções. Uma estrofe é assim: "Abadia não é vila/ E também não é cidade/ Ela é uma chapadinha/ 'Fazedeira' de saudade", diz Gabriela Romeu, uma das curadoras da mostra.

O percurso das "Trilhas" tem início na rampa do espaço de eventos, onde ficam os brinquedos artesanais. Piões de madeira da goiabeira, barquinhos, caminhões e bonecas de milho, barro e tecido.

Ao final da descida, no circuito, há areal, laguinho, instalação de pneus, espaço para jogar pião, empinar pipas e montar amarelinha. Embaixo de uma árvore feita com luvas de borracha e bexigas, é possível ver filmes e ouvir histórias que revelam o modo de brincar no Brasil.

CADA UM DO SEU JEITO

Os meninos do Vale do Jequitinhonha fazem carrinhos para empurrar, diferentemente dos garotos da Amazônia, que constroem barquinhos e aviões. "No Nordeste, as mães costuram as bonecas de pano", diz Gabriela Romeu.

No Rio Grande do Sul, "em certa época do ano, pais e filhos colhem o milho para aproveitar os cabelos para as bonecas, feitas da espiga, com o rosto pintado na casca".

As meninas da etnia Xikrin (PA) fazem bonecas de barro e desenham com tinta o grafismo que pintam no corpo em dias de festa.

BONECAS E CANTIGAS

As artesãs da comunidade de Abadia realizam as oficinas na sala de múltiplo uso do Sesc Santo André. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições com 30 minutos de antecedência, no local.

Há uma oficina às 10h em 13/7 para o público a partir de 16 anos. As oficinas para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de um responsável, ocorrem nos dias 13 e 14/7, sábado e domingo, às 14h30 e às 17h.

VOADORES E PIÃO DE CHICOTE

Nos dias 20 e 21 de julho, o espaço lúdico "Trilhas do Brincar" recebe Seu Françuli, conhecido no Cariri como o "inventor do sertão". Ele tem 72 anos e vive no Ceará, nessa região, na cidade de Potengi. O artesão vai ensinar os visitantes a construir aviões de lata ou folha de flandres.

No mesmo final de semana, Mestre Faria, de Belo Horizonte, mostra como rodar pião dando chicotadas, pois esse brinquedo, na região onde vive, não tem o "castelo", a parte de cima que serve para enrolar o cordão que faz girar o pião mais conhecido.

Oficinas com seu Françuli e Mestre Faria - Na sala de múltiplo uso. Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por um adulto responsável. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições com 30 minutos de antecedência, no local.

Dia 20/7, sábado, às 10h, às 14h30 e às 17h. No dia 21/7, domingo, às 14h30 e às 17h.

CORAL TROVADORES DO VALE

No último final de semana deste mês (27 e 28/7), o Coral Trovadores do Vale apresentam cantigas para todo mundo entrar na roda. O grupo mineiro, do Vale do Jequitinhonha (Araçuaí - MG), apresenta músicas populares do Vale do Jequitinhonha. Há os chamados cantos de trabalho, como de lavadeiras e boiadeiros, de folias, religiosos e de danças de roda.

Shows - Na sala de múltiplo uso. Dia 27/7, sábado, às 10h e às 14h, e 28/7, domingo, às 1730. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições na central de atendimento a partir das 15h.

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA é poeta, professora e jornalista especializada em infância e cultura

TRILHAS DO BRINCAR
ONDE Sesc Santo André (r. Tamarutaca, 302)
QUANDO de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. Até 28/7
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: