Folha de S. Paulo


Peça 'Uma Trilha para Sua História' promove passeio entre sonho e realidade

O espetáculo "Uma Trilha para Sua História" estreia hoje, às 12h, no teatro do Sesc Pompeia e mostra um divertido passeio por um mundo mágico entre o sonho e a realidade.

Uma garota (representada pela atriz Thais Pimpão), que carrega uma mala, narra e dança os sonhos que tem com o irmão, os pais e até um pesadelo que faz o coração disparar.

Às vezes, a narradora sonha acordada e imagina situações em que aparecem seres sobrenaturais, como a aranha Pimpona.

A peça começa com trovões, tambores e onomatopeias. A bicharada se arrasta como lagartos, salta como sapos e faz macaquices.

A garota filosofa e diz que o sonho põe tudo o que ela pensa no liquidificador, a ponto de imaginar um "abacaxi de roupa". No sonho, chove e há até cenas de videogame e com robôs.

Em outros momentos, ela questiona a realidade: "Minhas amigas queriam ser princesas, mas eu acho chato. Eu queria ver meus irmãos e amigos como príncipes, mas do jeito que eles são". E continua: "Para onde vai o sonho quando a gente não lembra?".

"Uma Trilha para Sua História" mais sugere do que apresenta um enredo linear, com princípio, meio e fim. É como se fosse "a música secreta de nossas histórias".

O espetáculo mistura dança, música, teatro e técnicas do circo. Há coreografia de dança com efeitos de luzes, bicicletas, com o gestual dos animais, equilibrismo e o tecido de acrobacias circenses.

Cacá Meirelles/Divulgação
Até bicicleta serve para coreografia no espetáculo
Até bicicleta serve para coreografia no espetáculo "Uma Trilha Para sua História"

UMA VIAGEM PARTICULAR

O premiado músico Gustavo Kurlat é o autor do texto, do roteiro, da dramaturgia musical e dirige "Uma Trilha para Sua História". É também autor da trilha sonora, em parceria com Ruben Feffer.

Ele explica que o espetáculo leva o público a "fazer perguntas sobre o universo do sonho e o que é sonhar para as crianças".

A coreógrafa Dafne Michellepis diz que explorou, ao lado de Marina Caron, sua parceira do trabalho, a dramaturgia da "fisicalidade": "O movimento dos intérpretes nasceu da pesquisa e da ambientação musical".

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA é poeta, professora e jornalista especializada em infância e cultura

Cacá Meirelles/Divulgação
Atores em
Atores em "Uma Trilha para Sua História"

"UMA TRILHA PARA SUA HISTÓRIA"
ONDE Sesc Pompeia (r. Clélia, 93)
QUANDO de 13/7 a 4/8 (às 12h aos sábados, domingos e feriados)
QUANTO de R$ 2 a R$ 8


Endereço da página: