Folha de S. Paulo


Com Graciliano Ramos e textos que 'caem do céu', Flipinha diverte crianças no RJ

De 3 a 7 de julho, aconteceu na cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, a 11ª edição da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty. Um dos destaques do evento foi a tradicional Flipinha, dedicada à literatura infantil.

Milhares de crianças participaram do evento, que acontece nas proximidades da Praça da Matriz, um dos lugares mais bonitos da cidade.

Algumas atrações já são uma marca da Flipinha, que existe desde 2004. Uma delas é a "chuva de livros", em que volumes são amarrados nas árvores da praça e ficam à disposição para quem quiser ler. É um barato.

Há também uma lona de circo cheia de obras, onde pais e filhos podem sentar e passar a tarde toda lendo. Muita gente aproveita também para comprar alguns exemplares.

"Foi difícil escolher", disse Felipe, 8. "Tem muito livro legal".

No fim, Felipe levou três obras para casa.

Divulgação
Menina observa livro pendurado em árvore na Flipinha
Menina observa livro pendurado em árvore na Flipinha

'VIDAS SECAS'

Neste ano, o homenageado da Flip foi o escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), um dos autores que mais escreveu sobre o sertão brasileiro e as aventuras do povo do Nordeste.

Na Praça da Matriz, havia uma bonita exposição de bonecos inspiradosnos grandes personagens criados pelo escritor. Muita gente tirou fotos ao lado do boneco da cachorrinha Baleia, uma das personagens do livro "Vidas Secas".

Durante a Flipinha, aconteceram também lançamentos, conversas com autores, leituras de livros e exibições de artistas plásticos, palhaços, mágicos e grupos folclóricos.

Até a tradicional escola de capoeira do professor Astronauta se apresentou, incluindo várias crianças.

A Flipinha é uma festa muito divertida e que estimula a leitura. E tudo de graça! Que venha a próxima rodada.

ADRIANA CALCANHOTTO

O show com a cantora Adriana Calcanhotto foi um dos mais concorridos. Bem antes do horário, a tenda estava lotada. Adriana, que tem um bonito trabalho com música infantil, lançou uma coletânea de poesia brasileira, que ela própria ilustrou.

Divulgação
A cantora Adriana Calcanhoto durante show na Flip
A cantora Adriana Calcanhoto durante show na Flip

Endereço da página: