Folha de S. Paulo


Ambientada numa 'fábrica de brinquedos', mostra em SP reúne 6 mil peças

Brincar de montar, investigar o brinquedo por dentro, juntar as peças de outro jeito. Na exposição "Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira", no Sesc Pompeia, em São Paulo, a brincadeira é (des)construir esses objetos.

Ambientada numa fábrica de brinquedos, a mostra reúne mais de 6.000 peças, entre bonecas, carrinhos, barcos e bilboquês feitos pela indústria, por artesãos e pelas crianças.

Para descobrir objetos de diferentes épocas e lugares, entre num túnel com brinquedos da hora de dormir (pelúcias e chocalhos), passeie pela rampa das bonecas e dos heróis e investigue as peças que formam um caminhão.

Espie em todos os cantos. Meio escondida, está uma fazenda com miniaturas. Muitos brinquedos são mostrados por dentro e aos pedaços.

"A confecção do brinquedo é um dos interesses centrais das crianças, que gostam de desmontar e investigar suas partes", diz o curador Gandhy Piorski.

Renata Meirelles, também curadora, destaca o "olhar das crianças" em diversos itens, como estilingues e piões de tampinha de detergente. Foram os piões que atraíram o menino João Chama Sporleder, 4, que em casa faz tudo (espada e cabeça de boneco) rodopiar. "Aqui tem pião parecido com o do meu avô", conta João.


Endereço da página:

Links no texto: