Folha de S. Paulo


Turma da Mônica saiu do papel e visitou o zoológico pela primeira vez nos anos 1960

Antes de começar a fazer os gibis da Turma da Mônica e de se tornar um cartunista famoso, Mauricio de Sousa desenhava seus personagens na "Folhinha". Desde a primeira edição do caderno, publicada em 8 de setembro de 1963, Mônica, Cebolinha, Bidu, Horácio e companhia apareciam nas páginas do jornal.

Em 1967, porém, Mauricio de Sousa decidiu levá-los para um passeio. Mônica, Cebolinha e Cascão saíram então pela primeira vez do papel para visitar o zoológico.

Utilizando uma técnica em que desenhava por cima das fotos, Mauricio conseguiu fazer com que os personagens conhecessem a girafa, o urso e os outros animais do lugar.

Leia a íntegra do texto sobre a primeira visita da Turma da Mônica ao zoológico, publicado em 29 de janeiro de 1967, abaixo.

*

Minha gente, outro dia a Mônica, o Cebolinha e o Cascão resolveram dar um belo passeio. Sabem aonde foram parar? No Jardim Zoológico, lá no parque da Água Funda.

Divertiram-se como nunca e aprenderam muitas coisas sobre os animais que ali se acham. Claro que a primeira visita foi para a Chuca, a girafa. Naquele domingo, a Chuca parecia estar com o pescoço mais comprido do que ela já tem.

Reprodução
Turma da Mônica visita o zoológico
Turma da Mônica visita o zoológico

Depois, olhando para todos os lados, foram saber como estava passando o urso polar. O urso andava de um lado para outro, mas não parecia triste.

Mônica, Cebolinha e Cascão ficaram sabendo que o urso, como está acostumado a climas frios, aqui em São Paulo precisa tomar baldes de água no verão. A sua cela é refrigerada e assim não sofre tanto nos dias de calor.

Bem, depois os três ficaram bastante tempo admirando os cisnes, os patos e outras aves que quase não saem da água. O imenso lago do Zoo parece que é pequeno para eles. Quando se cansam vão para a terra e ali ficam a catar bichinhos na relva.

Mas havia tanta coisa ou tantos bichos para olhar no zoológico que o trio não sabia nem para onde ir. Começou então a seguir grupos de crianças que lá se encontravam.

Bem, mas então os nossos três heróis de histórias em quadrinhos ficaram junto com as crianças e não somente puderam rever a girafa, o urso, as aves e tantos outros bichos, como gritaram de alegria quando pararam junto ao reservado do filhote de chimpanzé Tição.

O Tição é mesmo divertido e gosta de pular de galho em galho. Faz cara feia para a gente e parece também divertir-se à nossa custa.

Foi um passeio divertido. A Mônica, o Cebolinha e o Cascão já estão dizendo que logo mais querem rever o Zoo da Água Funda. E vocês, não estão com vontade de conhecer ou de ir novamente ao zoológico?


Endereço da página: