Folha de S. Paulo


Novo livro infantil traz raio-X dos dinossauros

Desconfio que quase todo mundo que assistiu aos filmes da série "Parque dos Dinossauros" já teve pelo menos um pesadelo estrelado pelo Velociraptor, aquele dino pequeno, inteligente e que caça em bandos. Pois você pode respirar (mais ou menos) aliviado: na vida real, ele tinha o tamanho de um peru e também era coberto de penas --não tão assustador assim, portanto.

Esse é um dos muitos fatos interessantes sobre os mais famosos bichos da pré-história contados no livro "Como Funcionavam os Dinossauros", escrito por Alan Snow. Outro, do qual você talvez já tenha ouvido falar também, e que explica as penas do Velociraptor: nem todos os dinossauros se extinguiram.

É praticamente certo que as aves de hoje, dos pardais às emas, sejam "netas" de pequenos dinos carnívoros que aprenderam a voar. As penas, provavelmente, surgiram antes do voo, com a função de manter os bichos quentinhos.

O livro ainda faz um raio-X de vários dinossauros famosos, incluindo, é claro, o tiranossauro. Como sou um nerd meio ranheta, preciso criticar uma coisinha: um dos capítulos pode confundir os leitores, dando a entender que os pterossauros, aqueles bichos voadores pré-históricos, também eram dinos --na verdade, não eram.

Divulgação
Ilustração do livro
Ilustração do livro "Como Funcionavam os Dinossauros"

"COMO FUNCIONAVAM OS DINOSSAUROS"
AUTOR Alan Snow (tradução Rafael Mantovani)
EDITORA Caramelo
PREÇO R$ 39
INDICAÇÃO A partir de 7 anos


Endereço da página:

Links no texto: