Folha de S. Paulo


Autores sugerem livros de Tatiana Belinky e falam sobre a escritora

Considerada uma das principais escritoras de literatura infantojuvenil do país, Tatiana Belinky morreu no último dia 15, aos 94 anos, em São Paulo.

Em parceria com o marido, Julio Gouveia, fez a primeira adaptação para a TV de "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", em 1952. Na "Folhinha", estreou na década de 1980, escrevendo sobre teatro. Depois, passou a publicar seus versos e textos no caderno.

Tatiana, que também contou histórias para os adultos, deixou de herança uma obra com mais de 200 títulos como "O Grande Rabanete" e "Um Caldeirão de Poemas".

Abaixo, estão alguns livros da autora, sugeridos por Pedro Bandeira, Heloisa Prieto e Toni Brandão, escritores; Mauricio de Sousa, cartunista; Hugo Possolo, palhaço do grupo Parlapatões; Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa, jornalistas e ex-editoras da "Folhinha".

Zanone Fraissat/Folhapress
Tatiana Belinky em seu aniversário de 93 anos, em 2012
Tatiana Belinky em seu aniversário de 93 anos

*

"Tatiana nunca precisou esconder os sentimentos mais difíceis nos livros que escreveu ou adaptou. Ela sempre nos ajudou, com delicadeza e respeito, a dar conta de nossas angústias através das historias que escolheu para contar. Ou será que foram as histórias que escolheram a Tatiana para contá-las?"

TONI BRANDÃO, escritor.

*

"Conhecê-la me deu mais vontade de escrever histórias também. Bruxa madrinha, guardiã do imaginário universal, Tatiana sabia tudo sobre mundos maravilhosos e secretos."

HELOISA PRIETO, escritora.
Outros livros sugeridos: "Transplante de Menina", "Bidínsula e Outros Retalhos"; "Acontecências", "TV sem VT e Outros Momentos".

*

"Há pouco mais de um mês, visitei-a em sua casa e encontrei-a encolhidinha, pequena na poltrona, respirando mal, e, ao recordar da imensa riqueza que ela havia trazido para o Brasil em sua memória, lembrou-me das histórias da Baba Yagá, cantando com voz trêmula, em alemão, uma música infantil sobre essa terrível bruxa... Não entendi uma palavra, mas tive de segurar a lágrima que teimava em derramar-se, pois dessa menina Tatiana só quero guardar a gargalhada tão bonita que sempre foi sua marca registrada. Obrigado por ter existido, russinha querida!"

PEDRO BANDEIRA, escritor.
Outros livros sugeridos: "Transplante de Menina".

*

"A adaptação do Sítio do Pica-Pau Amarelo para a TV, feita a quatro mãos com seu marido Júlio Gouveia, é uma prova de como se conseguiu realizar uma obra à altura de Monteiro Lobato".

MAURICIO DE SOUSA, cartunista.
Outros livros sugeridos:"A Charada do Gorducho".

*

"Tem pessoas que são mágicas. Só que sua magia não tem truques e, sim, pura sinceridade. Uma magia que encanta nossos olhos e ouvidos com histórias que fazem a vida ser ainda mais especial. Assim era a Tatiana que conheci nos livros, quando eu era criança."

HUGO POSSOLO, palhaço do Parlapatões
Outros livros sugeridos: "O Espetáculo", "Rimas de Ninar", "Medroso! Medroso!".

*

"Entrevistar Tatiana Belinky resultava sempre num delicioso bate-papo, cheio de respostas e frases inusitadas e bem-humoradas. Suas respostas e prosas vagavam pelas memórias de seu 'arquivo-vivo'."

GABRIELA ROMEU, jornalista.

*

"Tatiana contou em algumas entrevistas que a personagem favorita dela era a boneca Emília, criada por Monteiro Lobato e famosa por reinações, ou seja, por usar o bom humor nas conversas com Pedrinho e Narizinho."

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA, poeta, professora e jornalista
Outros livros sugeridos: "Uma História Hebraica", "Ielena, a Sábia dos Sortilégios: E Outras Histórias do Povo Russo", "Contos de Grimm"; "Di-Versos Alemães"; "Medoliques".

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: