Folha de S. Paulo


Meninos chegam a 85 km/h em carros de kart, que é o primeiro passo para a F-1

Antes de aprender a ler e a escrever, Lucca Zuchini, 7, já pensava em dirigir. Ele não lembra, mas seus pais contam que o garoto, aos três anos, já dizia que queria ser piloto de carro.

O sonho começou a virar realidade no ano passado. Foi no kartódromo Granja Viana, em Cotia (Grande SP), que ele pegou no volante pela primeira vez.

Juca Varella/Folhapress
Nicolas treina no kartódromo da Granja Viana
Nicolas treina no kartódromo da Granja Viana

O Granja Viana é um dos principais espaços do país de treinamento e corrida de kart, esporte que é a largada para quem tem vontade de entrar para o automobilismo. "Se a gente comparar com a escola, o kart é a alfabetização. É onde se aprende o bê-á-bá. A Fórmula 1 é a faculdade", explica Beto Nini, piloto e coach (treinador) do kartódromo Granja Viana.

Foi com ele que Lucca aprendeu a pisar no acelerador, fazer curva, frear etc.

Beto conta que as aulas começam sempre fora do carro. "Antes de se sentar em um carro, os meninos têm que aprender: o kart é coisa séria, não é uma brincadeira de videogame."

Além de ter essa consciência, para começar é preciso se equipar com itens de segurança. Apesar de pequeno, o carro pode chegar a 85 km/h, mais ou menos a velocidade média de um automóvel comum em algumas estradas.

Os principais equipamentos são capacete, macacão, luvas, colete e protetor de pescoço. É o mesmo material usado pelos pilotos de Fórmula 1.

O treinador afirma que com tudo isso os alunos estão protegidos.

Mas pode haver sustos. Nicolas Giaffone, 8, também treina na Granja Viana e se lembra de um acidente em sua corrida de estreia. "Eu subi na roda de um carro e acabei indo parar fora da pista. O carro quebrou todo."

O garoto não se feriu e diz que não teve medo de continuar a correr.

Juca Varella/Folhapress
Lucca (capacete branco) e Nicolas correm no kartódromo que fica na Granja Viana
Lucca (capacete branco) e Nicolas correm no kartódromo que fica na Granja Viana
Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: