Folha de S. Paulo


Há 40 anos, 'Folhinha' já alertava sobre o perigo de soltar balões

Basta chegar o mês de junho para as festas juninas começarem a tomar as cidades. E, com elas, os balões típicos dessa época do ano colorirem o céu.

Soltar balão, porém, pode causar diversos problemas: ao cair, eles geram incêndios, atingem os fios da rede elétrica e ferem pessoas. Por tudo isso, soltar balão se tornou crime ambiental no Brasil

Esse problema não é novo. Há 40 anos, na edição de 3 de junho de 1973, a "Folhinha" já alertava sobre os perigos dos balões e dava dicas de como se divertir nas festas juninas sem causar riscos ao meio ambiente.

Leia a íntegra do texto abaixo.

*

Entramos num mês que é sempre perigoso, porque em junho há os festejos juninos.

As crianças (e os adultos também) já estão aprendendo que não devem soltar balões bem bombas.

Os balões levam destruição e até mortes, pois podem cair sobre indústrias, reservas florestais ou mesmo casas e provocar grandes incêndios. Muitas construções e vidas já se perderam por causa dos balões.

Jorge Araujo/Folhapress
Enorme balão que sobrevoou a cidade de São Paulo no ano passado
Enorme balão que sobrevoou a cidade de São Paulo no ano passado

E soltar bombas ou brincar com fogos é muito arriscado também. Muitas crianças e adultos já sofreram graves queimaduras e até perderam dedos e mãos por causa dos fogos juninos.

É por essa razão que anualmente é realizada a Campanha Educativa Contra Incêndio. É um alerta, um aviso, uma advertência a todos: nada de soltar fogos, de soltar balões.

Lembrem-se de que por causa de um simples prazer de ver um pequeno balão gingando no ar podem acontecer tragédias: arrepender-se depois de ocorrido o desastre de nada adiantará. O mais importante é evitar tais episódios, mostrando que Santo Antônio, São João ou são Pedro podem ser comemorados sem arriscar sua vida e dos outros.

COMO FESTEJAR?

Fazendo fogueiras, assando batatas, pedindo à mamãe ou ao papai para preparar pipoca, pinhão, doces etc. E dançar em volta da fogueira, pular com muita alegria.

Não é muito melhor isso do que soltar balões ou soltar bombinhas? Claro que é. Então, falem aos seus amiguinhos para que esqueçam dos balões e das bombas, e pensem mais na alegria dos festejos juninos em volta de uma fogueira, rindo e cantando.


Endereço da página: