Folha de S. Paulo


Autor de 'Diário de um Banana' visita escolas em SP e lança 7º livro da série

"Jeff! Jeff! Jeff!" Um fã mais ousadinho grita "I love you!" ("Eu te amo!").

Não se trata de um jogador de futebol nem de um astro de cinema. Mas ele é uma celebridade para as crianças. O norte-americano Jeff Kinney, 42, é o autor da série "Diário de um Banana".

Na semana passada, ele esteve pela primeira vez no Brasil, onde lançou o sétimo volume, "Segurando Vela", e visitou escolas.

"Já estive em muitos países, mas nunca havia recebido uma reação tão apaixonada", disse à Folha.

No colégio Pio XII, no Morumbi, em São Paulo, mais de 200 alunos permaneceram com olhos ligados em Jeff. Nas mãos, livros para receber autógrafos e celulares para fotografar.

Os alunos ainda encheram as paredes de cartazes com desenhos dos personagens e encheram uma caixa de bilhetes para o autor.

Para retribuir a simpatia, Jeff, que fala inglês, tentou ler trechos do novo livro em português, o que arrancou gargalhadas das crianças.

Também ensinou a turma a desenhar o protagonista, Greg Heffley. Vitória Miguez, 11, até ganhou um desenho do autor. "Adorei, parece comigo."

As crianças queriam saber tudo sobre o livro e o autor: Qual será o fim de Greg; vai crescer? ("Não, será sempre criança."); Gosta do futebol brasileiro? ("Sim, conheço alguns jogadores."); Era um banana? ("Um pouco."); Por que Greg tem só três fios de cabelo e, no filme, o ator é cabeludo? ("Seria difícil achar um ator com tão pouco cabelo...").

Leitores se identificam com Greg, sempre envolvido em confusões.

"Até parece que eu estou no livro. Não são histórias de magia, como em Harry Potter. Quando o cachorro foge, por exemplo, Greg vai atrás dele de pijama. Eu passei pela mesma coisa!", diz Caroll Pedroso, 9, da Escola Internacional de Alphaville, em Barueri (Grande São Paulo), que Jeff também visitou.


Endereço da página:

Links no texto: