Folha de S. Paulo


Livro sobre alienígenas mistura ciência e ficção; teste seus conhecimentos

A pergunta mais famosa sobre extraterrestres é respondida logo na capa: "Não estamos sós". O livro "Alienologia" (ed. Brinque-Book, R$ 49,90) é uma interessante combinação de ficção e realidade, e cada página apresenta novas "descobertas".

Divulgação
ET da raça 'reptons clones
ET da raça ''reptons clones''

Bem, se alienígenas realmente existem, ninguém sabe. Mas o livro trata como se todas as histórias de disco voador de que já ouvimos falar fossem verdadeiras.

A obra foi escrita por Dugald Steer, porém finge ser um manual produzido pelo professor Allen Gray, em 1969. A missão: preparar cadetes de uma organização chamada Space para entrarem em contato com seres de outros mundos.

Ao longo das páginas, o livro apresenta dados reais de astronomia, como a localização da Terra no Sistema Solar e sua posição dentro da Via Láctea, a nossa galáxia.

Mas o foco da obra são mesmo as "informações" sobre as diversas espécies alienígenas. A mais conhecida delas, sem dúvida, são os "grays" ("cinzas", em inglês), criaturas baixinhas, cabeçudas e com grandes olhos --o típico ET de mentirinha.

As diversas informações ocultas nas páginas (pedaços de papel que se desdobram) fazem com que a própria leitura se transforme em um exercício de curiosidade.

"Alienologia" está longe de ser um livro de ciência e por isso vale a pena ser explorado por crianças e adultos. Se for levado a sério na medida certa, pode ser fonte de fascinantes discussões sobre a existência de alienígenas e a pequenez da Terra em meio ao vasto Universo.

###CRÉDITO###


Endereço da página:

Links no texto: