Folha de S. Paulo


O que você quer ser quando crescer? Veja respostas de 30 anos atrás

Você já pensou no quer ser quando crescer?

A "Folhinha" fez essa pergunta aos seus leitores há quase 30 anos e recebeu mais de 600 respostas.

Se hoje as crianças querem ser modelos fotográficos ou cantores, naquela época elas sonhavam em ser médicos e professores.

Profissões como artista plástico, mecânico e policial também foram bem citadas.

Leia abaixo o texto da edição de 22 de julho de 1984.

*

Se as crianças e jovens do Brasil conseguirem realizar sua ambição, o País estará salvo de muitos problemas que o atormentam atualmente. Haverá muitos médicos, dentistas, enfermeiros. Não faltarão professores e educadores. As artes também serão bem servidas, assim como as Ciências.

Não haverá quem deixe de se dedicar a trabalhos importantes como o dos mecânicos e motoristas, bombeiros e policiais, técnicos e marceneiros.

Folhapress
Márcia M. Torres, de Araraquara, queria ser colecionadora de borboletas
Márcia M. Torres, de Araraquara, queria ser colecionadora de borboletas

Estas são as respostas que a "Folhinha" recebeu quando fez a pergunta "O que você quer ser quando crescer?" a seus leitores. Em mais de 600 respostas (muitas traduzindo trabalhos feitos em classe por professores da capital e do interior) os jovens indicaram suas preferências.

A maioria (20 em cada 100 respostas) prefere a área da Saúde (querem ser médicos, dentistas, enfermeiros) ou de Educação (17 em cada 100 respostas indicam a carreira de professor ou educador).

Muita gente quer ser desenhista, artista plástico e, na mesma proporção, policial, caminhoneiro, mecânico e borracheiro.

Trabalhar em escritório é, para os leitores, tão interessante quanto jogar futebol, ser engenheiro, dançar ou ensinar balé.

Tiveram menos votos as profissões seguintes: veterinário, agrônomo, manequim e modelo fotográfico, bancário, advogado, arquiteto, técnico em computação, cientista, piloto de avião, bombeiro, comerciante, jogador de vôlei, jornalista, ator, técnico em eletrônica, corredor de Fórmula 1, carpinteiro, marceneiro, pianista, professor de música. Estas foram as profissões mais citadas.

Há outras que tiveram apenas uma indicação: cantor, sapateiro, operário, freira, cineasta, mágico, colecionador, hoteleiro, corredor de motocross, mergulhador, lutador de boxe, empresário e nutricionista.

Com desenhos, os leitores também mostraram o que esperam de seu futuro profissional.


Endereço da página: