Folha de S. Paulo


Flores de papel e cartinha dentro do sapato eram dicas de presente para o Dia das Mães

Desde que foi criada, em 1963, a "Folhinha" já passou por quase 50 Dias das Mães. E escolher o melhor presente é uma dúvida desde aquela época.

Por isso, a Augustinha, personagem que assinava uma coluna de boas maneiras no caderno, deu diversas dicas de presentes em 1966.

Mas nada de comprar a surpresa em uma loja. Todas os presentes da "Folhinha" eram para ser feitos em casa.

Leia abaixo o texto da edição de 1º de maio de 1966.

*

Como acontece todos os anos, está chegando uma data festiva em homenagem àquela que é a rainha do lar e a nossa maior amiga. O DIA DAS MÃES.

O que fazer para demonstrar-lhe o nosso afeto, a nossa ternura e a nossa gratidão? Além do nosso comportamento diário, que deve ser o melhor possível, tanto em casa como na escola, precisamos escolher com tempo o que oferecer-lhe nesse grande dia.

Como somos crianças, o nosso dinheirinho é modesto e desejamos dar-lhe aquilo que houver de mais bonito, a solução é apelarmos para a nossa imaginação. Tanta coisa interessante e útil poderemos fazer com as nossas próprias mãozinhas.

Reprodução
Augustinha em 1966
Augustinha em 1966

Eis aqui algumas sugestões:

  • Aproveite uma caixinha de madeira que esteja pela casa, esquecida, transformando-a num cofrezinho depois de cobri-la com desenhos de sua própria imaginação. Pinte com aquarela ou lápis de cor.
  • Com um pouco de papel crepom em várias cores e algum arame forte, faça com suas próprias mãos uma porção de flores coloridas e forme um lindo buquê.
  • Plante num vaso uma flor que a mamãe goste muito; deixe-a ficar bem viçosa para depois oferecê-la no grande dia.
  • As mamães gostam também de lindos desenhos. Por isso, quem tiver habilidade para desenhar pode compor lindos álbuns para ela.
  • Um boletim com boas notas dentro de um envelope florido também será um lindo presente.
  • E o que dizer de uma linda cartinha escrita com todo o cuidado para se posta escondida dentro do sapato da mamãe?
  • Sabem também o que ficará muito bonito? Um colar com continhas coloridas feito de macarrão pequenino.
  • Quem gosta de fazer modelagem poderá oferecer-lhe um cinzeiro em forma de coração.
  • As meninas maiores poderão fazer uma surpresa à mamãe, encapando com uma fazenda bem alegre e forte os seus livros de receitas, que se sujam tanto na cozinha.
  • E sabem também o que a mamãe irá gostar demais? De uma festa organizada por seus filhinhos, onde cada um dirá palavras de amor e louvor para ela. Não esqueçam, porém, de convidar a vovó para participar, pois ela é mamãe duas vezes.

Peço a todos os meus amiguinhos que tenham ideias para o Dia das Mães que me escrevam logo, contando.

Esses presentes evidentemente serão diferentes daqueles oferecidos pelo papai. Os nossos terão apenas um valor simbólico, mas que muito enternecerão o coração da mamãe.


Endereço da página: