Folha de S. Paulo


Verdadeiro Sansão está em exposição sobre 50 anos da Mônica; veja fotos

Uma exposição gratuita será inaugurada neste domingo (5) no Mube (Museu Brasileiro da Escultura) para comemorar os 50 anos da Mônica.

Em um espaço de mais de 680 m², objetos históricos, desenhos animados e diversos materiais relacionados à baixinha, dentuça e gorducha mais famosa dos gibis estarão disponíveis ao público.

Pela primeira vez, será exposto o original da primeira tirinha da personagem. Publicada em 1963 na Folha, a tira já traz a personagem brigando com o Cebolinha.

Dá para ver também o terceiro coelho de pelúcia que pertenceu à Mônica de verdade, filha do Mauricio de Sousa que inspirou a personagem, e comprovar que ele era bem encardido mesmo.

Outras raridades, como bonecas antigas e fliperamas dos anos 80, também fazem parte da mostra.

E se você sempre teve curiosidade de conhecer o bairro do Limoeiro, onde vivem os personagens da Turma da Mônica, um mapa vai mostrar onde cada personagem mora.

INÍCIO NA FOLHA

Oficialmente, a Mônica "nasceu" em 3 de março de 1963 em uma tira do Cebolinha publicada na "Ilustrada", na Folha.

Mas essa não foi a primeira vez que ela apareceu. Em 11 de fevereiro, ela já desfilava com outros personagens na primeira página da Folha para anunciar a volta de Mauricio de Sousa ao jornal.

Editoria de Arte/Folhapress
Mônica 50 anos em 5 Mauricio de Souza
Mônica 50 anos em 5 Mauricio de Souza

ANOTE NA AGENDA

"Mônica 50 Anos"
Quando: 5/5 a 2/6. Terça a domingo das 10h às 19h
Onde: MuBE - Museu Brasileiro da Escultura (av. Europa, 218; tel.: 0/xx/11/2594-2601
Quanto: grátis


Endereço da página:

Links no texto: