Folha de S. Paulo


Espetáculo 'Álbum das Figurinhas' transforma brincadeiras em passos de dança

Tem quem colecione figurinhas de heróis, de bichos de pelúcia e de jogadores de futebol. O espetáculo "Álbum das Figurinhas", da companhia Balangandança, coleciona brincadeiras e danças.

No palco, seis bailarinos brincam, dançando, de esconde-esconde, pega-pega morto-vivo e muito mais. Eles ainda enchem balão, entram em buracos e até morrem de amor.

Na plateia, as crianças embarcam nas narrativas dançadas. Quando os bailarinos dizem que vão até a Lua cavalgando num dragão, uma criança diz que vai de metrô, e outra, "de borboleta".

Durante o espetáculo, os dançarinos contam histórias com o corpo, um verdadeiro brinquedo. Falam de medo, de amigo imaginário e de como é crescer e morrer ("A gente estica, estica, estica e murcha que nem bexiga").

COQUEIROS
Se, para brincar, a criança não precisa de muita coisa, os atores também precisam de poucos elementos em cena.

Tudo tem a lógica da transformação, em que canos viram coqueiros ou lunetas."Vejo a dança no brincar da criança", diz a diretora, Georgia Lengos. "Assim como o brincar, a dança tem a ver com o jogo e o inesperado. Buscamos técnicas que eram naturais para nós na infância."

Apu Gomes/Folhapress
Ensaio do espetáculo
Ensaio do espetáculo "Álbum das Figurinhas", do grupo Balangandança

ANOTE NA AGENDA

"ÁLBUM DAS FIGURINHAS"
QUANDO: sábados, às 11h; até 25 de maio (exceto no dia 18/5)
ONDE: Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245; tel. 0/xx/11/ 3234-3000)
QUANTO: de R$ 2 a R$ 8


Endereço da página:

Links no texto: