Folha de S. Paulo


Crianças invadiram praça da República com bicicletas em 1963; veja fotos

Atualmente, a cidade de São Paulo discute como pode acontecer uma convivência pacífica entre carros e bicicletas.

Em 1963, a "Folhinha" já pensava nisso. Tia Lenita, editora na época e criadora do caderno, organizou um passeio ciclístico para crianças que lotou a praça da República, no centro da cidade.

Veja fotos e o texto escrito por Marcia Paiva Leoni, na época com 6 anos, publicado na edição de 15 de dezembro de 1963, abaixo.

*

Eu queria escrever sobre as crianças que correram no I Festival Ciclístico Mirim. Mas eu não sei escrever direito ainda. Então, pedi a Tia Lenita que me ajudasse.

E domingo eu fui vendo tudo e contando para ela. Quanta gente havia na Praça da República! Gente grande e gente pequena.

O guarda foi muito bonzinho e as bandeirantes também. A música do carro não parou. E um homem de voz grossa dizia que esta reportagem de hoje sairia amanhã na FOLHA DE S.PAULO e na FOLHINHA do outro domingo!

Reprodução
Criança cai em passeio ciclístico
Criança cai em passeio ciclístico

Meu irmão Eduardinho, de 2 anos, amolava. Acho que não vou mais levar ele para ver. Pois a toda hora ele chorava: Marcia, eu quero andar. Então eu levava ele, e depois ele queria dar comida aos peixinhos. E eu disse: agora não, porque eu vou fazer a reportagem para a FOLHINHA.

Então ele se jogou no chão e começou a berrar. Então chegou uma bandeirinha e levou ele para o papai, que estava vendo tudo o que acontecia.

Engraçado. As crianças caiam, mas logo se levantavam e montavam outras vez na bicicleta e ainda ganhavam a corrida. Outras crianças não sabiam correr. Acho que os pais delas não deviam deixar.

Meu avô Inácio pediu para inventar corrida de bicicleta para todos os vovôs. E eu quero que meu avô ganhe e penso que ele vai dar o prêmio para mim.

O moço gordo da Pepsi-Cola me deu três garrafas. Tomei com gosto porque estava com muita sede. mas o Eduardinho também quis e bebeu uma garrafa sozinho. Depois aconteceu aquilo que eu disse antes.

O sol ficou muito quentinho. Ganhei bandeirolas, distintivos e bonés da Monark do seu Pinheiro. Ganhei muita FOLHINHA DE S.PAULO que um lindo carro amarelo e azul foi distribuir. E fiquei muito feliz.

Domingo que vem eu vou à festa da FOLHINHA DE S.PAULO. Às 10h vou assistir ao "Balão Vermelho", no Cine Bandeirantes, e às 15h vou à FOLHA ver a festinha e a distribuição de prêmio da Monark e da Pirani.

Reprodução
Passeio ciclístico da Folhinha
Passeio ciclístico da Folhinha

Endereço da página: