Folha de S. Paulo


Para fugir do chocolate, aprenda a fazer ovo de Páscoa de gelatina

A "Folhinha" de 31 de março de 2007 trouxe um especial só sobre a Páscoa. Além de jogos e curiosidades relacionadas à data, o caderno falou sobre os perigos de abusar do chocolate.

Entrevistado pela ex-editora da "Folhinha" Patrícia Trudes da Veiga, o pediatra Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo, alertou: "Comer muito chocolate pode causar alergia, diarreia, irritação gástrica e vômito".

E qual é a quantidade ideal, então? "Trinta gramas, dia sim, dia não", ensinou a nutricionista Isa Maria de Gouveia Jorge, responsável pela alimentação nas creches e pré-escolas da USP (Universidade de São Paulo).

A reportagem também deu dicas de como conservar o ovo de Páscoa, já que a ideia é comer em pequenas quantidades:

"Se a dica é comer aos pouquinhos, atenção na hora de guardá-lo. Nada de geladeira, que pode alterar a cor (deixá-lo esbranquiçado) e a textura (ficar mais duro).

O tempo de armazenamento deve ser igual ao prazo de validade recomendado pelo fabricante na embalagem. Fique de olho nos produtos com recheio, já que duram, em média, só 15 dias. E lembre-se: embale em papel alumínio ou em papel filme. Boa Páscoa!"

A edição trouxe ainda alternativas para quem quisesse fugir do chocolate. A nutricionista Isa Maria de Gouveia Jorge deu uma receita bem colorida --e saudável-- de ovos de Páscoa de gelatina. Confira abaixo:

Renato Stockler/Folhapress
"Folhinha" ensina a fazer ovos de Páscoa de gelatina

INGREDIENTES:

- Pacotes de gelatina de vários sabores ou cores;
- Água mineral;
- Fôrmas para ovos (as mesmas usadas para fazer ovos de chocolate, nos tamanhos 50 e 150);
- Óleo para untar as fôrmas;
- Papel alumínio, papel colorido e fita para embrulhar os ovos.

PREPARO:

1) Coloque 300 ml de água a panela e deixe o líquido ferver. Adicione o pacote de gelatina e misture bem com uma colher;
2) Com um pincel, passe óleo na fôrma para ovos. Depois, despeje a gelatina. E leve a fôrma para a geladeira por duas horas.
3) Para desenformar, coloque água quente em uma fôrma de bolo e mergulhe a fôrma no recipiente. Não deixe a água quente cobrir a fôrma de ovos. Vire as metades no prato. Está pronto para comer!


Endereço da página: