Folha de S. Paulo


Museu da Língua Portuguesa completa sete anos; releia texto sobre inauguração

Nesta quarta-feira (20), o Museu da Língua Portuguesa completa sete anos. E para comemorar, várias atividades estão programadas até o próximo domingo.

Em um bate-bola, o público vai descobrir que muitas palavras do futebol foram incorporadas ao português. Para isso, um tabuleiro de futebol de botão será montado no saguão central da Estação da Luz, o prédio que abriga o museu.

Outra atividade é a Chuva de Versos, em que os educadores do museu, com guarda-chuvas coloridos e cheios de frases, vão desafiar o público a adivinhar quem são os autores dos poemas.

Já no Jogo dos Orixás, a ideia é desvendar a semelhança entre deuses gregos e iorubás, além das palavras que foram trazidas para o nosso vocabulário.

A "Folhinha" fez uma reportagem assim que o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006.

Leia abaixo.

*

Bem no centro de São Paulo, uma antiga estação de trem abriga histórias e palavras da língua portuguesa

Sabia que a língua que você fala hoje em terras brasileiras já viajou bastante? Sim, o português atravessou oceano, veio parar no Brasil e aqui se misturou com os falares indígenas, africanos e de diversos imigrantes.

Agora essa história milenar está contada no Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, em São Paulo. Inaugurado nesta semana, o museu mostra que a língua é uma criação coletiva (ou seja, de todos).

Lá, você pode brincar de misturar palavras para inventar outras, pode assistir a filmes em telões para entender que a língua recebe influências do cotidiano e pode visitar uma praça para ler e ouvir as criações com a língua feita por escritores e poetas.

Ao entrar no elevador panorâmico do museu, repare na música (uma espécie de mantra) que repete sem parar as palavras "língua" e "palavra" em várias línguas. Se olhar para o lado, vai ver uma imensa escultura, a Árvore da Língua.

Os galhos da árvore funcionam mais ou menos como as línguas: umas vão originando e influenciando outras. O português, por exemplo, tem suas origens distantes no indo-europeu, que tem uma história de 6.000 anos.

A língua portuguesa é bem mais jovem, mas já bastante viajada. "O que cria uma língua é sempre um movimento migratório (as mudanças que as pessoas fazem de um lugar para outro). É o que faz uma língua se multiplicar em outra. E isso não vai acabar nunca", explica Ataliba Teixeira Castilho, professor titular de língua portuguesa na Universidade de São Paulo (USP).

Lalo de Almeida/Folhapress
Entrada principal do Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo
Entrada principal do Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo

ANOTE NA AGENDA

"Museu da Língua Portuguesa"
Quando: Até 24/3
Onde: Estação da Luz (praça da Luz, s/ nº, Bom Retiro; tel.: 0/xx/11/3322-0080)

Bate-Bola no Saguão. Qua. a dom.: 13h. Saguão central da Estação da Luz. Grátis.

Chuva de Versos. Qua. a dom.: 13h. Saguão central da Estação da Luz. Grátis.

Jogo dos Orixás. Sex.: 13h às 16. Saguão do terceiro andar. Ingresso: R$ 6.


Endereço da página: