Folha de S. Paulo


Veja dicas de livros da primeira coluna de literatura da 'Folhinha'

Desde maio de 2012, a "Folhinha" publica semanalmente dicas de livros infantis. A coluna Ciranda do Livro traz textos, com resumos opinativos, dirigidos a crianças, pais, professores e a qualquer um que se interesse por esse tipo de literatura.

Mas essa não é a primeira vez que o caderno cria uma seção de livros infantis. Logo na primeira edição, publicada em setembro de 1963, a "Folhinha" trouxe a coluna Quem Lê Vale Mais!, com dicas de livros da época.

Leia abaixo.

*

De uma terra chamada Portugal veio um dia, de navio, um português de nome Pedro Álvares Cabral e descobriu esta bela terra que habitamos.

Passaram-se 400 e tantos anos, que é tempo toda vida. Muitos outros portugueses vieram de Portugal para o Brasil. Entre eles, o poeta Sidónio Muralha.

Sidónio é um homem que sabe contar histórias bonitas de bichos para gente miúda ler. Então, Sidónio escreveu um livro intitulado "A Televisão da Bicharada", com uma porção de versos engraçados, enfeitados pelos desenhos coloridos de um conterrâneo dele, o pintor Fernando Lemos.

O livro é uma gostosura de ler e de olhar. Peça ao papai para trazer amanhã um da cidade. Enquanto isso, vou lhe contar uma coisa que talvez você não saiba.

Reprodução
Imagem da primeira colun Quem Lê Vale Mais! da Folhinha de 1963
Imagem da primeira coluna Quem Lê Vale Mais! da Folhinha de 1963

QUEM FAZ LIVROS

Escrever um livro não é só inventar uma história, colocar dentro de uma máquina, virar uma manivela e sai tudo prontinho do outro lado.

Precisa, antes de tudo, do editor, isto é, o homem que faz o livro. Quem fez "A Televisão da Bicharada" foi um jornalista, Fernando Correia da Silva, que também conta histórias para crianças e escreveu "Sindicato dos Burros", que logo vai aparecer.

O Fernando inaugurou uma editora, Giroflé --palavra tirada de uma cantiga de roda-- que vai fazer muitos livros bonitos iguais ao primeiro.

QUEM AJUDA FAZER

O editor, porém, não faz tudo sozinho. Quem muito ajudou Fernando foi uma moça sorridente, Fanny Abramovich. Outros que não podem ajudar com trabalho colaboram com dinheiro e são chamados de acionistas.

A Editora Giroflé tem 56 deles, entre homens e mulheres que escrevem, que constroem casas, que estudam, que pintam, que fazem uma porção de coisas. Todos têm muita boa vontade com a gente miúda.

Vejam o caso do poeta Carlos Drummond de Andrade, que muita gente considera o maior do Brasil. Ele vai escrever um livro para crianças também.

Há outros: o Reynaldo Jardim (que até já escolheu o nome, "Cabecinha de Vento"), Vinícius de Moraes, o da bossa nova, o Guilherme de Figueiredo e tantos outros.

QUEM VAI LER

Além de livros infantis, a Editora Giroflé vai lançar um boletim (não é de escola, não) para sua mamãe ler. Vai ser um boletim pedagógico (mais tarde eu explico o que é isso -- se eu esquecer você me lembra, tá?).

Pois é, um boletim pedagógico escrito por gente chamada pedagogos e psicólogos. Agora que você já sabe de tudo isso da Editora Giroflé, conte ao papai e peça a ele que lhe traga, da cidade, os último livros da Giroflé.

DICAS

  • "Pedro Pipoca" e "Bilino e Jaca", de Clemente Luz, lançados pela Editora Agir são livros indicados para crianças. E "Juventude em Alto Mar", da mesma editora, é dedicado aos jovens que apreciam narrativas e grandes aventuras.
  • "Villa-Lobos -- Alma Sonora do Brasil", da Melhoramentos, é a belíssima biografia do grande músico brasileiro que Arnaldo Magalhães escreveu para a infância e juventude, conquistando o prêmio Jabuti 1959. Você sabia que esse livro foi também editado em braille pela Fundação do Livro do Cego no Brasil?
  • Você já leu "As Aventuras do Barão de Munchhausen", da Melhoramentos? Não? Então leia sem demora as saborosas mentiras tão bem contadas pelo Barão, e que poderão ser comentadas entre a família nas horas de descanso, como um bom passatempo.
  • "Glorinha e o Mar", de Isa Silveira Leal, é um livro com emocionantes capítulos como "A Sereiazinha", "Injustiça de Siris", "Os Jabutis de Braz Cubas" e tantos outros que têm feito vibrar a menina-moça.
  • A Companhia Editora Nacional continua alcançando sucesso com as reedições de "Pinochio", de Collodi, "Pequena História do Mundo Para Crianças", de W. M. Hyllier, e "A Macacada", de Viriato Correa.
  • Você vai se divertir e aprender tudo sobre animais brasileiros lendo o "Álbum Colorama nº 1", recentemente lançado pela Melhoramentos. É só recortar as figurinhas e colar nos quadrinhos correspondentes. O papai também vai gostar.

Endereço da página: