Folha de S. Paulo


Primeira editora da 'Folhinha' virou nome de biblioteca; leia texto de 1964

Tia Lenita, a primeira editora da "Folhinha", ganhou uma homenagem em 1964. Oito meses após criar o caderno, os alunos do Grupo Escolar José Chediak nomeou sua biblioteca com o nome de Tia Lenita.

As crianças construíram as estantes, doaram livros e se organizaram para montar a biblioteca. A "Folhinha" também doou algumas obras para compor o acervo.

Leia a íntegra do texto publicado em 31 de maio de 1964 abaixo.

*

As crianças do 3º ano do Grupo Escolar José Chediak prestaram, na sexta-feira, dia 22 de maio último, significativa homenagem à Tia Lenita, que infelizmente, por motivos imperiosos, não pôde comparecer.

Mas mandou uma representante, que foi recebida com chuva de pétalas, cabendo-lhe ainda a honra de inaugurar a biblioteca --motivo da festinha -- à qual foi dado o nome Biblioteca Tia Lenita. Em seguida, os alunos apresentaram o orfeão do colégio e diversos deles recitaram poesias alusivas aos livros.

A BIBLIOTECA

Vamos agora contar-lhes como nasceu a ideia da Biblioteca Tia Lenita. Foi quando as crianças leram na FOLHINHA DE S.PAULO os conselhos da Tia Lenita sobre como organizar uma biblioteca. Foi iniciada com caixotes, tábuas, um pouco de tinta e muita boa vontade de quatro meninos (Cirso, Augustinho, Claudinir e Djalma). E estava pronta a estante, fechada com cadeado.

E os livros? Mais uma vez houve interesse, agora da parte de Ana Maria Risari Akas, que doou à nova biblioteca sua coleção de Monteiro Lobato e alguns outros livros infantis que possuía.

Outras crianças levaram revistas, assim a recém-inaugurada biblioteca já conta com um bom número de livros, que sem dúvida deverá aumentar com o passar do tempo, considerando-se o entusiasmo que tomou conta das crianças daquela escola (cerca de 2.600).

E todos apreciam um bom livro de estórias. Portanto, quem quiser colaborar com a Biblioteca Tia Lenita é só mandar os livros para aquela escola.

FOLHINHA COLABORA

E assim, com a concretização dessa iniciativa dos alunos do Grupo Escolar José Chediak, a FOLHINHA DE S.PAULO marca mais um tento no sentido de levar sua contribuição a todas as crianças que nela tem um motivo de entretenimento, além de aprender muita coisa interessante e instrutiva, pois essa biblioteca saiu praticamente de suas páginas.

Aliás, esta última é uma de suas funções principais. Agora, Tia Lenita, por intermédio da Companhia Editora Nacional, vai doar uma coleção de livros à Biblioteca Tia Lenita.

Reprodução
Inauguração da Biblioteca Tia Lenita
Inauguração da Biblioteca Tia Lenita

Endereço da página: