Folha de S. Paulo


Banda Mirim estreia espetáculo gratuito sobre a época das radionovelas

Sintonize na Rádio Azambuja, pois hoje é dia de estreia de "O Fantasma do Som", musical criado pela Banda Mirim.

O espetáculo, a que a "Folhinha" assistiu, fala de uma época em que a TV era para poucos e internet nem existia. Lá pelas décadas de 50 e 60, quando se passa a peça, a diversão vinha pelas ondas do rádio.

Quem conta a história são cinco radioatores, que comandam o show como se fosse um programa de rádio, com jingles, vinhetas de comerciais e efeitos sonoros produzidos ao vivo.

A plateia descobre que há sonoridade em muitos objetos (luvas cirúrgicas fazem sons de cavalos galopando!) e que a música está em diversos lugares.

Tudo acontece nos estúdios da rádio Azambuja, por onde ronda o fantasma da garota Janete. Vai dar medo? Talvez. Mas vai ser divertido ver uma fantasminha se equilibrando em perna-de-pau.

"O som é como um fantasma. A gente não vê, mas ele está lá", diz o diretor da trupe, Marcelo Romagnoli. "Dizem que o rádio morreu, mas ele está bem vivo."

Com direção musical de Tata Fernandes, a peça tem 12 canções, entre elas até samba-enredo. "Em tempos em que todos falam de 3D, 5D, resgatamos o 1D. Precisamos aprender a ouvir", diz Tata.

ANOTE NA AGENDA
"O Fantasma do Som"
*ONDE: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000; tel. 0/xx/11 3383-3402)
QUANDO: De 2/3 a 31/3, sábados e domingos às 16h
QUANTO: Grátis (retirar ingressos na bilheteria com duas horas de antecedência)
QUEM: A partir de 5 anos

Divulgação
Cena do musical 'O Fantasma do Som', da Banda Mirim
Cena do musical 'O Fantasma do Som', da Banda Mirim

Endereço da página:

Links no texto: