Folha de S. Paulo


Primeiro Carnaval da 'Folhinha' tinha dicas de educação na folia

Este ano a "Folhinha completa quase 50 carnavais.

Desenhada por Mauricio de Sousa, Augustinha ensinava etiqueta na 'Folhinha'

Logo na primeira folia do caderno, na capa da edição de 9 de fevereiro de 1964, Mauricio de Sousa desenhava o bloco Unidos da Folhinha.

Páginas depois, Augustinha ensinava a melhor maneira de se divertir no Carnaval, mas com muita educação e elegância.

Leia abaixo o texto na íntegra e compare com o Carnaval de hoje em dia. Mudou muita coisa?

*

9.fev.1964/Reprodução
bbvcb
Augustinha vestida para o Carnaval

AUGUSTINHA se está divertindo a valer, neste Carnaval. Passa por todos os clubes para ver como seus amiguinhos se estão comportando. E não se esqueça de que, para brincar no Carnaval, é preciso muito juízo, além de muita alegria, para que tudo corra bem.

CONFETES

Se você tiver confetes, jogue-os nas cabeças de seus amiguinhos, procurando evitar de jogá-los nos olhos ou na boca dos mesmos, o que tornaria a sua presença indesejável.

SERPENTINAS

Se você não sabe atirar serpentinas, peça ao papai ou à mamãe que lhe ensinem, assim poderá brincar de verdade. Não desperdice serpentina à toa.

BAILE

Geralmente, as matinês são muito agradáveis, pois todas as crianças procuram divertir-se sadiamente. Dance à beça, parando de vez em quando para tomar fôlego. Não cante gritando, para não ficar rouco.

SAÍDA

Não saia do salão de danças diretamente para o sereno, se ainda estiver transpirando. Essa mudança de temperatura poderia ocasionar-lhe um resfriado fortíssimo.

DEPOIS DO BAILE

Descanse bastante depois das matinês. Chegue em sua casa, tome um bom banho e coma um gostoso lanche com leite e sanduíches. Depois, deite-se e durma até as 9 ou 10 horas, para poder aguentar o baile do dia seguinte.

TALCO E FARINHA

Há meninos que não compreendem que o Carnaval, apesar de ser uma festa muito alegre e divertida, impede certas saliências e falta de educação.

Em vez de se divertirem como todo mundo, eles gostam de chamar a atenção sobre si, com atitudes grosseiras como a de jogar talco ou farinha no rosto de pessoas. Não pode haver falta de educação maior do que esta, ou melhor, falta de respeito humano. Mas temos certeza que nenhum leitor da FOLHINHA DE S.PAULO faria uma coisa dessas.

COMPANHIA

Se você estiver com um grupo de primos, irmãos ou amiguinhos, procure dançar sempre com eles ou com pessoas que já conhece. Se estiver com um irmãozinho ou irmãzinha menor, procure ficar sempre perto deles, para protegê-los e guardá-los.

ALEGRIAS

Se você não estiver brincando neste Carnaval, não fique triste pois tem a sua vida inteirinha esperando-a, com muitos Carnavais e alegrias.

9.fev.1964/Reprodução
dfdsfds
Se você pretende brincar no Carnaval, como esta menina, então, para seu próprio bem, trate de seguir os conselhos que AUGUSTINHA lhes dá hoje

Endereço da página:

Links no texto: