Folha de S. Paulo


Bidu 'nasceu' embaixo de caixa; veja as primeiras tirinhas do personagem

Bidu, o cachorrinho azul criado por Mauricio de Sousa, apareceu pela primeira vez em 1959, nas páginas da Folha.

Para comemorar o aniversário de quatro anos do personagem, a "Folhinha" republicou as primeiras tirinhas de Bidu na edição de 29 de dezembro de 1963.

Leia o texto publicado abaixo e confira as tirinhas, feitas quando a Turma da Mônica ainda estava longe de nascer.

*

Bidu, artista principal da primeira série vitoriosa de histórias em quadrinhos brasileiras para jornais, está completando, neste mês, 4 anos de vida.

Ele nasceu aqui mesmo, na FOLHA, quando seu criador, o Mauricio, ainda era repórter policial. Depois, as historietas do Mauricio começaram a ter tal aceitação que ele largou da reportagem e desde então vem-se dedicando somente à historieta.

E criou os mais famosos personagens de histórias em quadrinhos já nascidos por essas bandas. Entre eles o Cebolinha, o Raposão, o Piteco, o meninos roceiros Hiro e Zé, o Horácio e alguns outros.

Nestas páginas, a propósito do "aniversário" do Bidu, vamos mostrar aos leitores o que foram as primeiras historinhas do cãozinho famoso.

Vocês verão que o Bidu nem sempre foi parecido com o que sai agora nas historietas da FOLHA ILUSTRADA. E o Franjinha, então, nem se fala. Quanto ao Cebolinha, ainda estava esperando a hora de vir ao mundo.

Reprodução
Primeiras tirinhas do Bidu, personagem de Mauricio de Sousa
Primeiras tirinhas do Bidu, personagem de Mauricio de Sousa; à esquerda, primeira aparição do personagem

Endereço da página: