Folha de S. Paulo


Desenhada por Mauricio de Sousa, Augustinha ensinava etiqueta na 'Folhinha'

A segunda edição da "Folhinha", publicada em 15 de setembro de 1963, trazia uma surpresa para as meninas: nascia naquela data a personagem Augustinha, que dava "aulas de elegância e bom-tom" para crianças.

Com uma coluna semanal, Augustinha dava dicas de roupas da moda, ensinava lições de etiqueta e até aparecia em fotos com crianças.

A personagem era desenhada por Mauricio de Sousa, que na época ainda desenvolvia a Turma da Mônica. Confira abaixo a coluna de estreia.

*

Quem sou eu

Ora, vocês já sabem. Sou AUGUSTINHA, essa menina que está desenhada logo aí em cima, de nariz arrebitado, e que usa rabo de cavalo. Como gosto de passear muito, já conheço todas vocês e sei de uma porção de coisas, como por exemplo: onde há o sorvete mais gostoso, o vestidinho mais bonito, o blusão mais elegante etc. Por isso estarei sempre às ordens, na FOLHINHA DE S.PAULO, aos domingos, para qualquer dúvida ou orientação.

No Municipal

Domingo pela manhã, no teatro Municipal, estiveram muitas crianças educadíssimas, que se comportaram como gente grande: não conversaram durante o concerto, bateram palmas sem fazer ruídos, não jogaram papeis de balas no chão, em suma, poderiam dar aulas a algumas pessoas que estavam ao seu redor...

Marcia me contou

Muito triste, Marcia me contou que viu seu irmãozinho puxar o rabo do gato da vizinha... Ah, meu Deus, que crueldade... Aposto como nenhuma criança que lê a FOLHINHA DE S.PAULO tem coragem de maltratar nossos amiguinhos, tão leais!

Ofereça o seu lugar

Se acaso você se encontrar sentada numa condução qualquer, nunca deixe de oferecer seu lugar a uma pessoa mais idosa, caso ela esteja em pé. Você é jovem, cheia de saúde e descansada e não é justo que uma senhora ou senhor fiquem em pé enquanto você está comodamente instalada... Lembre-se que o respeito pelos mais velhos se nota principalmente por estes pequenos gestos...

Reprodução
Augustinha com
Mariana Martins com todas suas bonecas recebeu Augustinha, que ficou encantada como Mariana trata suas "filhinhas", vestindo-as e penteando-as como uma verdadeira "mamãe"

Modas para meninas

Minha amiguinha, você sabe o quanto é feio uma menina muito vaidosa e como é bonito uma menina que toma cuidado com suas roupinhas e objetos, sem chegar a muitos exageros... Augustinha indica, para meia-estação, às elegantes-mirins, as seguintes sugestões:

Saias

Muito em moda, estão as saias xadrez das cores padrões para esta estação (azul, verde e branco). São em grande parte pregueadas, bem rodadas e de comprimento um pouco acima dos joelhos.

Quanto às pregas, podem ser machos ou bem pequenas, devendo sair desde a cintura.

Amor de menina

Ana Maria, que é um amor de menina, prepara sozinha sua mala escolar, cuida de seus cadernos e põe em ordem os seus livros; afinal, não é porque ela está no primário que sua mãe tem que cuidar das suas coisas...

As meias

As meias compridas e coloridas nunca estiveram em tanta evidência. Peça à mamãe para lhe dar, pois você ficará muito elegante. No verão devem ser de seda ou de náilon.

Cabelos

Semilongos, devem estar sempre penteados, estando muito em uso as presilhas e as fitas.

A grande sensação desta temporada são sem dúvida alguma os gorrinhos de tricô ou crochê. Você mesma poderá agora, no verão, fazê-los em rafia ou linha, que assim ficam mais chiques e bem fofinhos; as cores devem ser simples e não muito berrantes...

As francesinhas estão usando, muito, chapeuzinhos dos modelos de Jaqueline Kennedy...

Para a próxima FOLHINHA DE S.PAULO, Augustinha indicará mais sugestões para você, que é elegante-simples...

Travessura de Fernandinho e Marilia

Quarta-feira fui à casa de Oscar, que fazia aniversário, e vi Fernandinho e Marilia comerem um pedaço de bolo antes mesmo que a dona da casa oferecesse. Que feio. Todos comentaram a travessura dessas crianças que demonstraram grande falta de educação, onde já se viu?

Para as mãos

Você, neste inverno, deve trazer sempre em sua bolsinha um par de luvas para quando voltar da casa da titia, da igreja ou cinema.

Lembrem-se de, semanalmente, cortar suas unhinhas e mantê-las sempre limpas, pois é horrível menina de unha de "luto"...

Pedrinho estava certo

Desde o primeiro dia de aula, que Pedrinho estuda. Portanto, ele está preparadíssimo para os exames, não deixou acumular matéria e se sairá brilhantemente nas provas.

Reprodução
Augustinha, na Folhinha de 15/9/1963
Augustinha arruma chapéu de Mariana Martins na segunda edição da "Folhinha"

Endereço da página: