Folha de S. Paulo


Leitor virou desenhista após ver sua tirinha na 'Folhinha'; envie sua história

Em 2013, a "Folhinha" está em festa. No dia 8 de setembro, o caderno completa 50 anos "a serviço da criança".

Para iniciar as comemorações do aniversário, a "Folhinha" vai publicar experiências de leitores com o caderno. Basta mandar sua história para folhinha@uol.com.br.

Alexandre Silva, 46, por exemplo, decidiu trabalhar com ilustração e design gráfico após ver uma tirinha sua publicada nas páginas da "Folhinha". Confira abaixo seu depoimento.

*

A "Folhinha" representa muito para mim. Para quem sempre sonhou em ser desenhista de histórias em quadrinhos, ver sua tirinha publicada pela primeira vez é a realização de um sonho.

Lembro que não gostava de enviar cartas pelo correio. Tinha medo de que elas não chegassem. Então, em 1981, minha mãe me deu o dinheiro do ônibus e eu fui pessoalmente na sede da Folha, na alameda Barão de Limeira, para entregar algumas tirinhas na recepção.

Meu sonho se realizou na edição da "Folhinha" de 18 de janeiro, com a publicação da minha tirinha "Rita". Na época, eu estava com 13 anos.

Depois de ver meu desenho no jornal, decidi com o que eu gostaria de trabalhar: estava decidido a ser desenhista. Tive mais duas tirinhas publicadas na sequência, o que me deixou muito feliz.

Em 1983, publiquei também um texto sobre o descobrimento do Brasil. Como prêmio, recebi uma coleção com livros de autores portugueses. Esses ainda estão guardados comigo.

Hoje, tantos anos depois, sou designer gráfico e ilustrador. E ainda dou uma espiada na "Folhinha".

Reprodução
Tirinhas da
Tirinhas da "Folhinha" de 18/1/1981; a de Alexandre é a primeira no alto, à esquerda

Endereço da página: