Folha de S. Paulo


Itaquerão só ficará 100% concluído no Paulista de 2015

Após receber seis partidas da Copa, o Itaquerão só estará 100% concluído no início do Paulista de 2015. Mas, até lá, os jogos na casa do Corinthians poderão ocorrer normalmente. O próximo será na quinta (17), contra o Internacional, pelo Brasileiro.

Segundo Aníbal Coutinho, arquiteto responsável pela arena, o estádio irá passar por mudanças que visam cumprir o projeto inicial da obra.

Entre as principais novidades, está a instalação do vidro da cobertura e a de dois telões nos locais em que ainda estão as arquibancadas provisórias dos setores norte e sul. Quatro banheiros serão construídos no lugar de um camarote da Fifa no setor leste.

De acordo com Coutinho, falta finalizar toda a parte de acabamentos do prédio oeste (revestimentos, mobiliário, forros etc.); instalar 62 lojas de fast food distribuídas nos quatro setores da arena –além dos restaurantes e bares; implantar o projeto de comunicação visual do Corinthians (escudo, símbolos e imagens); instalar a bilheteria e a loja principal do clube; concluir a sala de convenções e os espaços destinados a eventos.

"Também haverá transformações no paisagismo, bem como na iluminação", acrescenta o arquiteto.

Desde quinta (10), as estruturas provisórias começaram a ser desmontadas.

Construído para receber 3.000 jornalistas durante o Mundial, o centro de mídia dará lugar ao estacionamento coberto. A sala de imprensa usada em dias de partidas do Corinthians atende de 100 a 150 profissionais.

Parte da tribuna de imprensa, localizada no nono nível do prédio oeste, será transformada em assentos VIPs.

20 MIL LUGARES A MENOS
A retirada das arquibancadas provisórias, que aumentaram a capacidade do estádio em quase 20 mil lugares, foi iniciada na sexta (11).

A previsão da Fast Engenharia, empresa responsável, é que o processo seja finalizado em até quatro meses, quando a capacidade voltará a ser de 48 mil pessoas.

Na área externa do Itaquerão, as tendas situadas depois das catracas darão lugar ao estacionamento descoberto, conforme o projeto inicial.

Ao longo da Copa, essas estruturas tiveram diferentes funções, como loja de patrocinadores, centro de informação e triagem e lanchonetes –que passam a funcionar somente no interior da arena.

Todo o material gráfico da Fifa (faixas, banners, placas de sinalização etc.) também está sendo removido.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: