Folha de S. Paulo


Técnico alemão pediu para Götze mostrar que é melhor que Messi

No final do segundo tempo, o técnico Joachim Löw chamou o reserva Mario Götze e foi direto. "Mostre ao mundo que você é melhor que o Messi", disse o treinador, ao comentar sobre as orientações que dera ao meia, autor do gol do título.

O jogador do Bayern de Munique entrou no lugar de Klose aos 43 min do segundo tempo e conseguiu acabar com o jejum de 24 anos sem vencer a Copa do Mundo.

Aos 7 min do segundo tempo da prorrogação, ele recebeu o cruzamento de Schürrle e teve categoria para dominar a bola, em velocidade, e chutar forte sem defesa para o goleiro Romero.

"O Götze é um menino prodígio que tem essas capacidades imensas, esta habilidade excepcional. Ele sempre pode decidir um jogo e marcou um belo gol nesta noite", afirmou o treinador, que colocou o jogador no banco nos três jogos finais do Mundial.

Herói do título da Alemanha, o meia não sabia explicar como marcou o gol que deu início a festa no Maracanã. "Na realidade, é uma sensação indescritível. Você chuta para o gol e não sabe o que está acontecendo. Não dá para descrever. É um sonho que virou realidade para nós", disse Götze, 22.

Um dos mais festejados pela torcida alemã, o jogador do Bayern de Munique ficou em campo por pouco mais de 33 minutos, deu 11 passes e dois chutes ao gol na final do Maracanã. Antes, ele havia marcado apenas um gol na Copa.

Nascido em 1992, Götze é uma das maiores revelações do futebol local. No ano passado, o clube de Munique pagou cerca de R$ 110 milhões ao Borussia Dortmund. Ele foi a primeira contratação do técnico Pep Guardiola.

A transferência foi uma das mais polêmicas do país. Ele foi negociado quando os dois times se preparavam para decidir a Liga dos Campeões, principal torneio da Europa.

"A Copa não foi um torneio fácil. Estou muito feliz, tenho muito orgulho da seleção e do que aconteceu aqui."


Endereço da página:

Links no texto: