Folha de S. Paulo


Técnico da Argélia muda meio time e diz que foi preciso 'ousar'

A histórica vitória da Argélia sobre a Coreia do Sul por 4 a 2 neste domingo veio após o treinador Vahid Halilhodzic mudar metade da equipe que havia sido titular na primeira rodada, contra a Bélgica.

O treinador, que nasceu na Bósnia, disse que foi preciso "ousar" e que escalou o time de acordo com características do adversário.

As cinco mudanças em relação ao primeiro jogo envolveram todos os setores do time. Destaque da partida, o atacante Slimani não havia começado jogando na primeira rodada.

"Analisamos a forma como os coreanos jogam e escolhemos uma tática para criar problema para eles", disse.

Para o treinador, o primeiro tempo foi "quase perfeito".

A vitória marcou a primeira vez em que uma seleção da África fez quatro gols em um jogo de Copa do Mundo. Foi a primeira vitória do país em Mundiais desde a sua primeira participação, em 1982. Com um empate contra a Rússia, a equipe pode garantir uma inédita classificação à segunda fase.

Na entrevista coletiva, Halilhodzic, que estava ameaçado de demissão, fez um desabafo e reclamou da imprensa do país pelas críticas que vinha sofrendo. O treinador disse que muitos na Argélia deviam estar "tristes" com a boa atuação da equipe.

Um jornalista argelino que acompanhava a entrevista se irritou e pediu que o técnico nomeasse a quem dirigia suas críticas.

PEDIDO DE DESCULPAS

Após a partida, o técnico da Coreia do Sul, Hong Myungbo, atribuiu a derrota a um "erro estratégico" e afirmou que os jogadores "não deram o melhor de si".

"Havia muitos torcedores coreanos [no estádio] e gostaria de pedir desculpas", disse, após a partida.


Endereço da página:

Links no texto: