Folha de S. Paulo


Índios dançam e dão presentes à seleção alemã

Um grupo de índios pataxó de aldeias de Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália (BA), foi recebido pela seleção alemã ao final do treino desta segunda-feira (9).

No gramado do centro de treinamento, eles dançaram e cantaram músicas tradicionais da etnia, observados pelo time alemão, que assistiu sentado no chão e depois aplaudiu muito.

Os indígenas fizeram uma celebração especial para o atacante Klose, que completa 36 anos nesta segunda: ele ficou no meio de uma roda enquanto os pataxós o festejavam. Klose recebeu presentes como um chocalho e um arco e flecha. Outros jogadores também ganharam lembranças –o goleiro Neuer, por exemplo, recebeu um cocar.

Vários deles foram à cerca que separa o campo da arquibancada para fazer fotos e dar autógrafos.

Foi o primeiro treino aberto da Alemanha em Santo André, povoado de Santa Cruz Cabrália, com a presença de cerca de 400 moradores da região. Houve uma movimentação tática, com dois times de sete jogadores, cada um, atuando num campo reduzido.

A Alemanha está no Grupo G e estreia no dia 16 contra Portugal, em Salvador. Ainda enfrentará Gana e EUA na primeira fase.


Endereço da página:

Links no texto: