Folha de S. Paulo


São Paulo cancela festas da Copa e reduz previsão de público

Três dos cinco eventos de exibição pública da Copa do Mundo programados para a cidade de São Paulo foram cancelados, apurou a Folha.

No entanto, uma sexta exibição entrou na lista –ou seja, numericamente, são dois eventos a menos em relação ao planejamento inicial.

Essas exibições são voltadas à população, para acompanhamento dos jogos da Copa em telões e outras atividades. São menores, contudo, do que a Fan Fest, evento oficial da Fifa.

Na prática, a capacidade diária de público somada da Fan Fest e das exibições públicas na capital paulista diminuirá de 80 mil pessoas para cerca de 50 mil.

A capacidade da Fan Fest, que será realizada no Vale do Anhangabaú, centro da cidade, é de 35 mil pessoas. Já os eventos de exibição pública têm previsão de acomodar 5.000 pessoas.

FALTA DE SEGURANÇA E DE RECURSOS

Os motivos do cancelamento das três exibições públicas envolvem segurança –um evento ficava perto de um córrego que trazia risco ao público– e viabilidade financeira. Dois dos eventos trariam prejuízo aos cofres da prefeitura.

A prefeitura definiu não empregar recursos do município na realização das exibições públicas.

A Folha apurou com patrocinadores do Mundial que as manifestações da época da Copa das Confederações fizeram com que executivos pensassem duas vezes antes de direcionar recursos para esses eventos.

Agora, além da Fan Fest, haverá eventos de exibição pública somente na praça João Tadeu Prioli, no bairro do Campo Limpo, no parque Jacuí, em São Miguel Paulista, e na praça do Samba, em Perus.

Os três eventos de exibição pública cancelados são os que seriam realizados em Ermelino Matarazzo, no parque da Juventude e no parque do Povo.


Endereço da página: