Folha de S. Paulo


Itaquerão ainda precisa de 100% de empenho para a abertura, diz Valcke

Um dia após a inauguração oficial da Copa do Mundo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, usou seu Twitter nesta segunda-feira (19) para afirmar que ainda é necessário de muito trabalho para que toda estrutura do Itaquerão esteja pronta no dia 12 de junho.

"Arena de Sao Paulo ainda precisa de 100% de empenho de todos para garantir a estrutura necessária para a abertura", escreveu Valcke em seu Twitter.

"Um evento teste não se compara em escala, necessidades e atenção global da abertura da #Copa2014. Uma partida que atrai mais de 65.000 pessoas no estádio e um bilhão na TV", completou o dirigente da Fifa, que desembarcou nesta segunda-feira para Brasil para acompanhar os preparativos finais para o Mundial.

Valcke vai ficar no Brasil até a final do Mundial, no dia 13 de julho, no Maracanã, no Rio. Nos próximos dias, ele vai visitar as 12 cidades-sedes ao lado do vice-ministro do Esporte, Luís Fernandes, e o diretor-executivo do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Trade.

A partir de quarta-feira (21), a Fifa começará a tomar posse dos 12 estádios que serão utilizados na Copa. O primeiro a ser entregue será o Itaquerão, que vai sediar o jogo de abertura no dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia.

PROBLEMAS

No seu grande evento-teste, o Itaquerão estava inacabado e com defeitos.

O torcedor que foi domingo (18) ao estádio não teve como fugir da chuva. Em todos os setores, água atingiu a arquibancada, algo que não deveria acontecer em um estádio padrão Fifa e que sediará a abertura da Copa.

Tanto nos setores mais populares como nos mais caros a cobertura não era suficiente para bloquear a chuva.

A cobertura dos setores leste e oeste, mais caros, está incompleta. No setor norte, o torcedor viu um estádio com diversas áreas inacabadas.

Além do chão com cimento batido, a área de circulação de pessoas, entre a lanchonete e os banheiros, havia caixas d'água e estruturas metálicas aparentes.

As escadas que davam acesso aos banheiros e à lanchonete também expunham o estágio da obra: incompleta. Os degraus não tinham acabamento nenhum e os corrimões estavam cobertos com panos de obra.

Os banheiros funcionavam bem, mas estavam muito sujos por causa do cimento e da chuva.

Além disso, apenas uma das lanchonetes do setor norte estava aberta, o que gerou filas grandes.

Na arquibancada do setor norte, o cenário era melhor. No entanto, torcedores organizados arrancaram com as mãos um corrimão que ficava entre as cadeiras para ganharem mais espaço.


Endereço da página:

Links no texto: