Folha de S. Paulo


Ministro critica editorial da Folha que compara Jogos no Rio e Tóquio

O ministro Aldo Rebelo (Esporte) disse nesta terça-feira que parte da imprensa, incluindo a Folha, trata a organização da Copa e dos Jogos Olímpicos no país como "tragédias".

Em audiência na Câmara dos Deputados para discutir grandes eventos, o ministro criticou editorial publicado pela Folha em setembro de 2013 que comparava a organização da Olimpíada do Rio, em 2016, e Tóquio, em 2020.

O editorial apontava as oportunidades para o Japão em sediar o evento. "Hoje estagnado e ofuscado pelo protagonismo da China, o Japão vê nos Jogos Olímpicos de 2020 outra oportunidade de dinamizar sua economia e se reinserir no contexto internacional".

O texto destacou, ainda, o baixo custo do evento em Tóquio, se comparado ao Rio, em razão das diferenças na infraestrutura das duas cidades.

Para Aldo Rebelo, "uma parte da mídia pensa e deseja transformar a Copa do Mundo como se fosse uma catástrofe para o Brasil". "O mesmo jornal que publica séries de notícias negativas sobre a Copa e faz um editorial, e me refiro à Folha de S.Paulo", citando as oportunidades para o Japão.

O ministro ironizou e disse que o Brasil deveria ceder os Jogos para o Japão.

"Para nós [Brasil], as Olimpíadas não servem para nada. É um desastre e uma tragédia, que poderia ser evitada se fosse concedida para o Japão. Talvez com isso o Japão tivesse o dobro de projeção internacional e crescimento, e o Brasil retirasse o prejuízo que essa parcela da mídia atribui aos grandes eventos", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: