Folha de S. Paulo


Chelsea diz que goleiro da seleção belga pode jogar semi pelo Atlético

Sergio Perez/Reuters
O goleiro Courtois, da seleção belga e do Atlético de Madri, para Neymar no jogo contra o Barcelona
O goleiro Courtois, da seleção belga e do Atlético de Madri, para Neymar no jogo contra o Barcelona

O diretor-executivo do Chelsea, Ron Gourlay, afirmou nesta sexta-feira que não há dúvidas de que o goleiro da seleção belga Thibaut Courtois, emprestado pelo clube inglês ao Atlético de Madri, poderá jogar o confronto semifinal da Liga dos Campeões entre os times.

"O empréstimo foi assinado no início da temporada. Podia jogar contra o Chelsea, isso nunca esteve em dúvida", afirmou Gourlay após o sorteio que colocou ingleses e espanhóis frente a frente em uma das semifinais. Na outra, jogam Real Madrid contra Bayern de Munique.

"De acordo com o comunicado [da Uefa] que foi publicado, avaliaremos nas próximas 24 ou 48 horas. Até onde sabemos, temos cumprido as normas. Ele pode jogar contra o Chelsea se deciderem escalá-lo", disse o dirigente à rede britânica Sky News.

O presidente do Atlético de Madri, Enrique Cerezo, havia dito ontem que o goleiro da seleção da Bélgica não poderia jogar contra o Chelsea devido a uma cláusula contratual que obrigava o clube espanhol a pagar uma multa caso escalasse Courtois contra os ingleses.

A Uefa, entidade que rege o futebol europeu, disse hoje em comunicado oficial que essa cláusula é nula e impraticável.

Para o órgão máximo do futebol na Europa, a integridade da competição é um princípio fundamental e as regras proíbem estritamente que um clube exerça ou tente influenciar qualquer jogador de não ser escalado em uma partida.

O Atlético de Madri tem a melhor defesa da atual edição da Liga dos Campeões da Europa, sofreu apenas cinco gols.

Na Copa do Mundo, a Bélgica é cabeça de chave do Grupo H, ao lado de Rússia, Argélia e Coreia do Sul. E Courtois é considerado um dos grandes goleiros do mundo na atualidade.


Endereço da página:

Links no texto: