Folha de S. Paulo


Comitê organizador admite preocupação e monitoramento de CTs

O gerente geral de competições e serviços às equipes do Comitê Organizador Local (COL), Frederico Nantes, admitiu nesta sexta-feira que a entidade está preocupada com a situação dos gramados de centros de treinamentos (CTs) que serão utilizados na Copa do Mundo.

Segundo Nantes, alguns dos campos que receberão treinos das seleções durante o período do Mundial precisam de um acompanhamento de perto para serem entregues em boas condições para a competição.

"Sabemos o que precisa ser feito em cada um dos 32 centros de treinamento de seleções. Há locais que precisam de uma intervenção maior, mas entendemos que ainda há tempo para fazer tudo o que é necessário", disse o dirigente do COL, no encerramento do 4º Seminário de Preparação de Gramados.

Reportagem da edição desta sexta da Folha mostrou que pelo menos quatro CTs no Estado de São Paulo, que serão utilizados no Mundial, estão em condições precárias.

Os gramados do Brinco de Ouro e do Moisés Lucarelli, em Campinas, casas de Nigéria e Portugal, respectivamente, e do CT anexo ao Novelli Jr., em Itu, que receberá a Rússia, ainda não foram plantados.

Já o estádio Municipal do Guarujá, que abrigará treinos da Bósnia, tem grama, mas o local tem servido também como pasto para cabras.

"É lógico que ainda tem trabalho a ser feito. O que é importante é lembrar que esse é um processo. Não dá para dormir um dia com os campos em condições preocupantes e no outro dia acordar com eles perfeitos", afirmou Nantes.

Se admitiu alguma preocupação com as condições do CT, o COL descartou que os estádios de São Paulo, Cuiabá e Curitiba possam ter problemas com o campo durante o Mundial devido aos atrasos nas obras.

Para a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, consultora da organização da Copa, os gramados terão tempo suficiente para se fixarem no solo e não apresentarem problemas na competição.

"As gramas dos três estádios já estão plantadas. Os gramados estão tramados e fechados, não tem porque apresentarem problemas."


Endereço da página:

Links no texto: