Folha de S. Paulo


Após críticas, secretário da Fifa visitará Itaquerão

Depois de criticar no fim de semana os atrasos nas obras da Copa-2014, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, estará no Brasil na próxima semana para se reunir com o COL (Comitê Organizador Local) e visitar estádios.

O primeiro a ser vistoriado será o Itaquerão, que virou dor de cabeça para a entidade.

Será a primeira visita de Valcke ao local da abertura da Copa –em 12 de junho, com o jogo Brasil x Croácia– depois da queda de uma peça da cobertura que matou dois operários, em novembro.

Previsto para ser entregue em dezembro, o Itaquerão só ficará disponível para os testes que a Fifa faz antes de seus Mundiais em 15 de abril.

A data de finalização das obras foi divulgada ontem pelo presidente do Corinthians, Mário Gobbi Filho. Segundo ele, o clube não vê a hora de "ver o estádio pronto para viver uma realidade nova".

No domingo, a jornalistas brasileiros que acompanharam a premiação da Fifa de melhor jogador do mundo, na Suíça, Valcke disse que "já avisava há muito tempo sobre os atrasos". Ele já havia feito críticas a uma rádio francesa.

O secretário também passará por outros dois estádios que ainda não estão prontos: a Arena Amazônia, em Manaus (onde também morreu um operário no fim de 2013) e a Arena Pantanal, de Cuiabá.

A Fifa está preocupada com o estádio da capital do Mato Grosso e a Arena da Baixada, em Curitiba. Caso o acidente no Itaquerão não tivesse ocorrido, a arena paranaense seria a mais atrasada das seis que ainda precisam ser entregues para a Copa.

Os outros seis estádios já estão prontos desde 2013 e foram sedes da Copa das Confederações, em junho.


Endereço da página:

Links no texto: