Folha de S. Paulo


França busca 'cópias' de adversários na Copa para fazer amistosos

Na busca de conhecer melhor os seus adversários da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014, a França procura seleções com as mesmas características dos rivais da sua chave para fazer amistosos de preparação para o torneio que será realizado no Brasil.

Os franceses, que só se classificaram para o Mundial após bater a Ucrânia na repescagem das eliminatórias europeias, estão no Grupo E da competição, ao lado de Suíça, Equador e Honduras.

"Didier Deschamps [técnico da França] gostaria de um time europeu para o primeiro jogo e, em seguida, um da América do Sul e outro da América Central", disse Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa de Futebol, sobre os amistosos que a seleção fará antes do Mundial.

O primeiro adversário já está definido. Será a Holanda, no dia 5 de março, no Stade de France, em Saint-Denis. Há ainda mais três datas reservadas para jogos de preparação para a Copa: 27 de maio, no Stade de France, 1º de junho, em Nice, e 8 de junho, em Lille.

Charles Platiau - 18.nov.2013/Reuters
O técnico Didier Deschamps (esq.) comanda um treino da seleção francesa
O técnico Didier Deschamps (esq.) comanda um treino da seleção francesa

A federação local, porém, não confirma quais serão os adversários. De acordo com o site oficial da Fifa, a partida de 1º de junho será contra o Paraguai, que não conseguiu se classificar para o torneio.

A seleção francesa estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, contra Honduras, em Porto Alegre. O segundo confronto é contra a Suíça, em 20 de junho, em Salvador. O último jogo da fase de grupos será contra o Equador, no dia 25, no Rio.

De acordo com a federação francesa, a seleção vai começar a sua preparação para o Mundial no dia 19 de maio, em Clairefontaine, mesmo que Deschamps não possa contar com todos os atletas.

O técnico poderá ter alguns desfalques no início da preparação, já que a final da Liga dos Campeões, por exemplo, está marcada para o dia 24 de maio, em Lisboa, Portugal, e há possibilidade de ter jogadores franceses nesta partida.

A federação ainda não confirma a data do voo para o Brasil, mas já tem certo a sua sede no país. Os franceses optaram por treinar em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.


Endereço da página: