Folha de S. Paulo


Derrota da Espanha em amistoso não vale para ranking por causa de substituição extra

Líder do ranking da Fifa, a campeã mundial Espanha não terá computada no seu desempenho a derrota por 1 a 0 ante a África do Sul no amistoso desta terça-feira em Johannesburgo.

A federação internacional informou que o jogo se tornou nulo para as estatísticas de seu ranqueamento porque os espanhóis realizaram uma substituição a mais do que o permitido.

Depois de ter feito seis alterações, a Espanha perdeu o goleiro Valdés, lesionado. O lateral direito Arbeloa se preparou para atuar no gol, mas os espanhóis resolveram colocar em campo um especialista da posição, Reina, que estava no banco de reservas, e excederam o limite de substituições.

O treinador da África do Sul, Gordon Igesund, chegou a reclamar da decisão dos adversários.

"Eles me perguntaram, e eu lhes disse que deviam perguntar ao árbitro", afirmou. "Acho que as regras devem ser seguidas".

O técnico espanhol Vicente del Bosque agradeceu aos sul-africanos por aceitarem a entrada do goleiro reserva e apelou à "esportividade" para explicar a exceção ao regulamento.

Alexander Joe/AFP
O atacante sul-africano Tokelo Rantie (à esquerda) marca o espanhol Sergio Ramos em Johannesburgo
O atacante sul-africano Tokelo Rantie (à esquerda) marca o espanhol Sergio Ramos em Johannesburgo

A Alemanha, que derrotou a Inglaterra em Londres, e a Argentina, que bateu a Bósnia-Herzegóvina nos EUA, são as maiores ameaças à líderança da Espanha no ranking.

A pontuação decorre de vitórias e empates das seleções, com valores diferentes de acordo com a categoria da partida e a posição do adversário no ranqueamento, por exemplo.

O ranking tem sido usado pela Fifa como parâmetro para escolha dos cabeças de chave nos sorteios dos grupos das Copas do Mundo.


Endereço da página:

Links no texto: