Folha de S. Paulo


Caixa vai fiscalizar sorteio de ingressos da Copa-2014

Após o Procon pedir mais transparência no sorteio de ingressos na Copa-2014, a Caixa Econômica fez acordo com o Ministério do Esporte para auditar o processo de escolha dos torcedores.

O sorteio deverá acontecer nos casos em que houver uma demanda maior que a oferta por ingressos. Até dia 10 de outubro, mais de 700 mil pessoas pleitearam entradas para a abertura e final da Copa --mais de dez vezes a capacidade dos estádios.

O acordo entre a Caixa e o Ministério do Esporte foi pulicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. A Lei Geral da Copa já previa o "acompanhamento" dos sorteios por parte de órgão federal.

A parceria prevê a "integração de esforços entre os partícipes, visando a uma ação conjunta para a auditagem do processo de sorteio de seleção aleatória dos contemplados à aquisição dos ingressos para a Copa".

A auditagem, contudo, só valerá para os ingressos da categoria 4, destinada a brasileiros estudantes, idosos ou beneficiados pelo Bolsa Família. Serão pelo menos 300 mil ingressos nessa categoria.

Em nota, o Ministério do Esporte e a Caixa afirmaram que a auditoria acontecerá em razão da Lei Geral da Copa.

"O acordo de cooperação assinado pelo Ministério do Esporte com a Caixa Econômica Federal cumpre a determinação estabelecida no § 4o do Art. 26 da Lei Geral da Copa (Lei 12.663/2012), que trata do acompanhamento de órgão federal competente durante o sorteio de ingressos. O sorteio e a comercialização dos ingressos é de responsabilidade da FIFA", diz o Ministério do Esporte.

O Departamento de Imprensa da FIFA afirmou, em nota, que representantes do governo estarão presente no sorteio.

"Conforme determinado pela Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA, o governo federal selecionou a Caixa Econômica para o monitoramento e auditoria do sorteio de ingressos para a Copa. Portanto, representantes da Caixa Econômica, do Ministério do Esporte e um notário local estarão presentes durante o procedimento".


Endereço da página: