Folha de S. Paulo


Decisão sobre Qatar será tomada depois da Copa de 2014, diz Fifa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, que qualquer decisão sobre mudar do verão para o inverno o período da Copa de 2022, no Qatar, não será tomada antes da Copa de 2014, no Brasil.

Segundo ele, será feita, a partir de agora, uma consulta entre as partes interessadas para definir sobre o tema. A expectativa é que o calendário da Copa seja alterado, em razão das altas temperaturas do verão do Qatar, com jogos que poderiam ocorrer a 50ºC. Não há, porém, de acordo com o comando da Fifa, qualquer possibilidade de que seja trocado o país-sede.

Conforme a Folha adiantou na terça-feira, o próprio Blatter preferiu adiar a decisão, que poderia ter sido tomada ontem ou hoje na reunião do Comitê Executivo, órgão máximo da entidade.

Fabrice Coffrini/AFP
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante entrevista em Zurique, na Suíça
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante entrevista em Zurique, na Suíça

O tema estava oficialmente na pauta, mas o presidente da Fifa articulou para postergar uma definição, enquanto busca um acordo com federações europeias sobre o período da Copa-2022.

Blatter, por exemplo, prefere o período de janeiro, enquanto o presidente da Uefa, Michel Platini, defende entre novembro e dezembro.

Blatter também comentou sobre a denúncia de que trabalhadores de obras da Copa-2022 estão morrendo após serem submetidos a condições trabalhistas degradantes.

"A Fifa não pode interferir nos direitos trabalhistas de qualquer país, mas nós não podemos ignorá-los", disse Blatter. Segundo ele, a Fifa vai acompanhar de perto o caso junto às autoridades locais.

Além da polêmica envolvendo o Qatar, o Comitê Executivo deve divulgar nesta sexta-feira o balanço da Copa das Confederações deste ano no Brasil e a atualização dos temas relacionados à Copa de 2014, incluindo os estádios, a distribuição de ingressos e a segurança do evento.


Endereço da página: