Folha de S. Paulo


Fifa rejeita recurso e mantém Cabo Verde fora das eliminatórias da Copa

A Fifa rejeitou o recurso feito por Cabo Verde e confirmou nesta terça-feira que a seleção do país está fora das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o comunicado da entidade, "o recurso interposto pela FCF (Federação Cabo-Verdiana de Futebol) foi rejeitado, e a sentença do Comitê Disciplinar da Fifa emitida em 12 de setembro de 2013 foi confirmada na sua totalidade".

Cabo Verde foi punido por usar um jogador irregular na partida contra a Tunísia. O jogo, que terminou com o placar de 2 a 0 para seleção cabo-verdiana, foi declarado pela Fifa como derrota por WO por causa da escalação do zagueiro Fernando Varela, que estava suspenso e não podia atuar.

Segundo a entidade máxima de futebol, Varela não cumpriu uma suspensão de quatro partidas, imposta por ter recebido um cartão vermelho por conduta antidesportiva. O confronto ante os tunisianos teria sido o terceiro a ser cumprido.

A FCF alegou que a partida na qual Varela foi expulso, no dia 24 de março ante a seleção de Guiné Equatorial, disputado em Malabo, havia sido anulada devido à punição imposta à Guiné também por uma escalação irregular de um atleta.

Inclusive, a partida de volta realizada no dia 8 de junho na cidade de Praia, em Cabo Verde, entre a seleção local e Guiné, foi anulada pela Fifa pelo mesmo motivo. Cabo Verde foi declarado vencedor em ambos os duelos por 3 a 0.


Endereço da página: