Folha de S. Paulo


Liga dos Campeões põe em campo astros da Copa do Mundo de 2014

Dos 23 jogadores da última convocação da seleção espanhola, atual campeã mundial, apenas um não estará a partir de hoje na principal prévia do Mundial de 2014.

Os outros favoritos ao título da Copa do próximo ano seguem toadas semelhantes: 19 atletas da seleção alemã vão disputar a Liga dos Campeões. E sete dos 11 titulares ideais de Luiz Felipe Scolari para o Brasil também.

Às vésperas do Mundial, a competição europeia ganha uma importância que transcende o rótulo já consagrado de maior torneio interclubes do planeta. É um termômetro do que será visto nos gramados brasileiros em 2014.

Messi, Neymar, Xavi, Iniesta, Schweinsteiger, além de Ribéry, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic, desde que França, Portugal e Suécia não deem vexame. Os principais candidatos a craque da Copa são também as estrelas que fazem a Liga dos Campeões.

Projeção feita pela Folha com as últimas convocações das seleções que devem disputar o Mundial (já classificadas, em posição de classificação ou na repescagem) mostra que as duas competições terão um recorde de jogadores compartilhados.

A pesquisa indicou que aproximadamente 210 dos 736 atletas (28,5% do total) que participação Copa estão inscritos no torneio europeu. Um crescimento de 16,7% em relação ao ciclo anterior.

Quatro anos atrás, 180 jogadores que participaram da Liga dos Campeões foram ao Mundial da África do Sul. Na Alemanha-2006, eram 179. Em 2002, não mais que 158.

O crescimento, ligado à importação de atletas de outros continentes para a Europa e à diferença de poderio econômico que levou à concentração dos grandes jogadores em poucos clubes, mostra que os dois torneios estão cada vez mais semelhantes.

A ponto de a Liga dos Campeões ser até mesmo considerada uma "Copa" que acontece anualmente. E que serve como laboratório para o Mundial de verdade.

A Alemanha, por exemplo, não se tornou uma das favoritas da Copa apenas pelo pelo terceiro lugar na Euro-2012, mas sim porque Bayern de Munique e Borussia Dortmund, que têm a maior parte do seu elenco, fizeram a decisão na última temporada.

A era de ouro da seleção espanhola, vencedora da última Copa e das duas edições mais recentes da Euro (2008 e 2012), coincide com a fase mais vencedora da história do Barcelona, onde está sua maior base de jogadores.

O clube catalão é o único que faturou a Liga dos Campeões mais de uma vez nos últimos dez anos. Foram três títulos: 2006, 2009 e 2011.

NA TV
Galatasaray x Real Madrid
15h45 Esporte Interativo e ESPN

Albert Gea - 18.ago.2013/Reuters
Lionel Messi festeja gol pelo Barcelona
Lionel Messi festeja gol pelo Barcelona

Endereço da página: