Folha de S. Paulo


Brasil testa reservas contra rival de peso pós goleada

A seleção brasileira continua hoje sua série de testes para a Copa do Mundo de 2014, agora contra um rival forte e num estádio lotado.

Depois de atropelar a Austrália no sábado (6 a 0), em Brasília, o Brasil enfrenta hoje Portugal no Gillette Stadium. Quase todos os 68 mil ingressos já foram vendidos.

O técnico Luiz Felipe Scolari, que diz já ter "uns 17 ou 18" jogadores definidos para o Mundial, quer usar o amistoso para ajudar a encontrar os outros "cinco ou seis".

Editoria de arte/Folhapress

Hoje, Felipão certamente não terá quatro titulares, todos cortados por lesão: o laterais Daniel Alves e Marcelo e os atacantes Fred e Hulk.

O meia Oscar, que não enfrentou a Austrália, treinou entre os titulares ontem, mas o técnico não garantiu sua presença na partida. Se jogar, quem sai do time é Bernard.

Ramires, que substituiu bem Oscar contra a Austrália e fez um gol, ganhou de vez um lugar no time. "São poucas oportunidades até a Copa", disse. "Eu não acho que disputo posição com o Oscar. Temos características diferentes, e para o treinador é bom ter todas essas opções."

Os outros substitutos estão definidos: Maicon na lateral direita, Maxwell na esquerda e Jô como centroavante.

Do lado português, a grande ausência é Cristiano Ronaldo, que foi poupado da viagem aos Estados Unidos. "O que ele tinha que fazer, fez contra a Irlanda", disse Felipão, sobre os três gols anotados sexta pelo astro no jogo pelas Eliminatórias da Copa.

GOLEIRO DA COPA

Felipão anunciou ontem à noite seu primeiro convocado para a Copa do Mundo: o goleiro Júlio César.

"Mesmo que ele não jogue [no clube], ele vai para a Copa. Pelo menos entre os três goleiros, ele estará. Eu gosto, admiro. Se não está jogando, isso envolve questões financeiras, e a gente não tem que se meter nesse assunto".

É uma mudança radical de discurso. Na Suíça, há um mês, Felipão havia dito que quem não estivesse jogando em seu clube ficaria mais longe do Mundial. Disse até que não era hora de priorizar questões econômicas.

Júlio César, 34, ficou no Queens Park Rangers, da segunda divisão da Inglaterra, depois de quase ter ido para o Benfica. O goleiro ainda não jogou pelo clube nesta temporada. Pela seleção, foi reserva ante a Suíça e titular contra a Austrália --jogo em que não teve trabalho.

"Eu fico lisonjeado pela confiança que o Felipão tem em mim, mas não me sinto com cadeira cativa", afirmou o goleiro, momentos antes das declarações de Felipão.


Endereço da página:

Links no texto: