Folha de S. Paulo


Árbitro da final da Copa Sul-Americana apita Brasil e Uruguai

O árbitro chileno Enrique Osses, 39, foi escalado pela Fifa para apitar o confronto entre Brasil e Uruguai, marcado para esta quarta-feira, às 16h, no Mineirão, pela semifinal da Copa das Confederações. Ele será auxiliado pelos compatriotas Carlos Astroza e Sergio Román.

Eleito o melhor árbitro da América do Sul no ano passado, Enrique Osses já tinha dirigido o duelo entre Itália x México pela primeira rodada da Copa das Confederações. Na oportunidade, ele distribuiu cinco cartões amarelos, sendo um deles para o atacante Balotelli, que tirou a camisa para comemorar o gol da vitória da seleção italiana sobre os mexicanos.

Neste ano, o chileno apitou também a primeira partida da final da Libertadores entre Boca Juniors e Corinthians na La Bombonera.

Satiro Sodre/Reuters
Enrique Osses mostra o cartão amarelo após o atacante Balotelli tirar a camisa para comemorar gol da Itália
Enrique Osses mostra o cartão amarelo após o atacante Balotelli tirar a camisa para comemorar gol da Itália

No final de 2012, Osses, que é técnico industrial, dirigiu a final da Copa Sul-Americana, quando o São Paulo venceu o Tigre por 2 a 0. O time argentino desistiu da partida alegando que foi vítima de uma "emboscada" por parte de seguranças do São Paulo e policiais militares durante o intervalo do jogo.

Em outubro passado, o árbitro estava escalado para apitar o jogo entre Argentina e Brasil --válida pelo Superclássico das Américas--, que foi cancelado por falta de energia na cidade de Resistência.

Já o confronto entre Espanha x Itália, marcado para quinta-feira, em Fortaleza, será dirigido pelo inglês Howard Webb.


Endereço da página:

Links no texto: