Folha de S. Paulo


Manifestantes se concentram para protestar antes de jogo da seleção em Fortaleza

Centenas de pessoas se concentram desde a manhã desta quarta-feira (19) em Fortaleza para protestar contra a realização da Copa das Confederações na cidade.

A seleção brasileira enfrenta o México nesta quarta à tarde na capital cearense, no Castelão.

Os manifestantes marcaram o protesto para começar às 10h, a partir de um supermercado, mas muitos chegaram cedo ao local. Eles prometem caminhar até as proximidades do estádio para criticar os gastos públicos com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo na cidade.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Logo cedo, a Polícia Militar já cercou os arredores do Castelão, em um raio de 2 km, para controlar o acesso e, ao mesmo tempo, evitar que a manifestação atrapalhe a organização do jogo.

Organizadores e PM estimam que pelo menos 30 mil pessoas devem participar da manifestação.

Um dos lideres do movimento, o estudante Klayton Andrade, 22, disse que a ideia é tentar chegar ao estádio, nem que seja necessário furar o bloqueio policial.

No primeiro jogo do Brasil na Copa das Confederações, no sábado, em Brasília, pelo menos 29 pessoas (quatro policiais) ficaram feridas, segundo a PM sem gravidade, e 30 manifestantes (dez menores de idade) foram detidos em frente ao estádio Mané Garrincha. À noite eles seriam liberados.


Endereço da página:

Links no texto: