Folha de S. Paulo


Austrália vence no sufoco e é o terceiro país a se garantir na Copa de 2014

A Austrália derrotou o Iraque na manhã desta terça-feira, por 1 a 0, em Sydney, pela última rodada da eliminatória asiática, e se tornou o terceiro país a se garantir na Copa do Mundo de 2014. Brasil --país-sede-- e Japão também estão classificados.

Horas depois, foram definidos mais dois países na Copa: Coreia do Sul e Irã. O Uzbequistão, que busca sua primeira vaga em um Mundial, foi para a repescagem.

A vaga veio no sufoco, já que o gol do triunfo, marcado por Kennedy, só foi feito aos 37min do segundo tempo, apesar do domínio dos mandantes frente a um rival que já estava eliminado.

Com a vitória, a Austrália chegou aos 13 pontos no Grupo B e terminou a eliminatória asiática na segunda posição da chave, atrás apenas do Japão. Os dois primeiros de cada um dos dois grupos se garantem no Mundial.

A seleção australiana chega assim à sua quarta Copa do Mundo. Participou também dos Mundiais de 1974, 2006 e 2010. Até aqui, tem um balanço de dez jogos, com duas vitórias, três empates e cinco derrotas.

A Austrália dominou o jogo, mas da mesma forma em que não sofreu grandes sustos na defesa, penou para chegar com perigo ao gol adversário. No primeiro tempo, apesar do domínio, foram apenas duas chances claras de gol. E as duas com o meia Tim Cahill.

A primeira logo aos 2min, num chute forte em que o goleiro Sabri fez boa defesa. Depois, aos 34min, o jogador aproveitou um cruzamento e, mesmo desajeitado, chutou para o gol, mas mandou para fora.

No segundo tempo, os australianos foram decididos para o blitz pela classificação para a Copa. Mas atacaram de cabeça baixa, sem muita organização, muito mais na base da pressão. Eis que o técnico alemão Holger Osieck decidiu fazer mudanças na equipe.

E uma das três alterações foi certeira: Kennedy no lugar de Cahill. Foi exatamente Kennedy, aos 37min, que marcou o gol da classificação para o Mundial. O jogador aproveitou um cruzamento de Bresciano pela direita e cabeceou livre para colocar a Austrália na Copa.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: